Questão Vunesp -ajuda para montar a contar
2 participantes
Página 1 de 1
Questão Vunesp -ajuda para montar a contar
(VUNESP – 2020)
O Google anunciou que [...] seu processador 54-qubit chamado Symacore conseguiu realizar em 200 segundos um cálculo que o supercomputador mais poderoso do mundo demoraria 10 mil anos. [...] A IBM [...] contestou o marco [...] “uma simulação ideal da mesma tarefa pode ser realizada em um sistema clássico em 2,5 dias e com uma fidelidade muito maior”, contrariando os 10 mil anos citados pelo Google.
Se o computador do Google e o computador clássico da IBM pudessem trabalhar em conjunto realizando o cálculo descrito no texto, a melhor aproximação para o tempo que eles demorariam para concluí-lo é
a) 199,8 s.
b) 198,0 s.
c) 180,0 s.
d) 100,0 s.
e) 11,8 s
Eu não consigo ver como eu posso relacionar a velocidade dos dois computadores trabalhando JUNTOS numa mesma conta. Como eu não sei como a velocidade de um computador reduz o tempo de processamento do outro, não sei como relacionar essas variáveis
O Google anunciou que [...] seu processador 54-qubit chamado Symacore conseguiu realizar em 200 segundos um cálculo que o supercomputador mais poderoso do mundo demoraria 10 mil anos. [...] A IBM [...] contestou o marco [...] “uma simulação ideal da mesma tarefa pode ser realizada em um sistema clássico em 2,5 dias e com uma fidelidade muito maior”, contrariando os 10 mil anos citados pelo Google.
Se o computador do Google e o computador clássico da IBM pudessem trabalhar em conjunto realizando o cálculo descrito no texto, a melhor aproximação para o tempo que eles demorariam para concluí-lo é
a) 199,8 s.
b) 198,0 s.
c) 180,0 s.
d) 100,0 s.
e) 11,8 s
Eu não consigo ver como eu posso relacionar a velocidade dos dois computadores trabalhando JUNTOS numa mesma conta. Como eu não sei como a velocidade de um computador reduz o tempo de processamento do outro, não sei como relacionar essas variáveis
Sadao- Iniciante
Re: Questão Vunesp -ajuda para montar a contar
tG = 200 s
tS = 10 000 anos = 10 000.365.24.3600 s
tI = 2,5 dias = 2,5.24.3600 s
1/t = 1/tG + 1/tI
Veja: https://pir2.forumeiros.com/t118203-formula-importante
tS = 10 000 anos = 10 000.365.24.3600 s
tI = 2,5 dias = 2,5.24.3600 s
1/t = 1/tG + 1/tI
Veja: https://pir2.forumeiros.com/t118203-formula-importante
Elcioschin- Grande Mestre
Re: Questão Vunesp -ajuda para montar a contar
Eu não entendi o resultado da questão. Sendo t=0,00500462 s, não me ficou claro se esse valor é a redução no tempo que os dois computadores juntos teriam quando comparados com o tempo gasto pelo computador da Google quando este faz os cálculos sozinho ou se essa fração de segundo é o número absoluto do tempo que ambos os computadores demorariam para concluir o cálculo juntos. Em nenhum desses dois casos o valor q eu obtive condiz com os que constam no gabarito. Mesmo se eu subtrair esse valor de 200s (apesar de eu desconhecer o motivo lógico do porquê fazer isso nessa conta) obteria 199,994s, que também não consta no gabarito como resposta.
Obrigado pela atenção até então
Obrigado pela atenção até então
Sadao- Iniciante