PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Coeficiente de Atrito

3 participantes

Ir para baixo

Coeficiente de Atrito Empty Coeficiente de Atrito

Mensagem por JoseRenan Sáb 12 Nov 2011, 20:50

Olá pessoal! estou tentando resolver uma questão aqui para um trabalho mas não tô chegando à resposta correta. O exercício:


Um bloco de 0,50 kg é empurrado contra uma mola horizontal de massa desprezível, comprimindo a mola até uma distância igual a 0,20 m. Quando o bloco é libertado, ele se move sobre o topo de uma mesa horizontal até uma distância de 1.00m antes de parar. A
constante da mola é igual a 100 N/m. Calcule o coeficiente de atrito cinético μC entre o bloco e a mesa.

Coeficiente de Atrito Captura%20de%20tela%20em%202011-11-12%2020%3A20%3A01

Estamos estudando conservação da energia E1=E2, então resolvemos exercícios a partir daí.

Temos: K1+Ug1+Uel1+Woutra = K2+Ug2+Uel2
>>Pensei: como o bloco sai do contato da mola quando ela retorna à forma normal o bloco adquire uma velocidade inicial e como x2 em Uel2 é a distância em relação à mola também em seu estado sem deformação, considero x2=0,8; Woutra=Watrito onde também coloquei o deslocamento igual a 0,8:

(0,5.v1²)/2 + 0 + 2 + 0,5.9,8.0.8.μ = 0 + 0 + 32

>>E agora é necessário saber o valor de v1, no entanto preciso do valor do coeficiente de atrito. Acho que estou no caminho certo, mas alguém pode me ajudar um pouco? Tenho a resposta em mãos é 0,41.
JoseRenan
JoseRenan
Iniciante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 07/05/2011
Idade : 30
Localização : Itapagipe, MG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Coeficiente de Atrito Empty Re: Coeficiente de Atrito

Mensagem por Euclides Sáb 12 Nov 2011, 23:17

Em 1m o trabalho (dissipador) do atrito se iguala à energia potencial acumulada na mola:


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Coeficiente de Atrito Empty Re: Coeficiente de Atrito

Mensagem por JoseRenan Sáb 12 Nov 2011, 23:28

mas até o bloco ser "solto" a mola o empurra com uma força por 0.2 metro, isso não deveria afetar o Tat, uma vez q a distância seria outra?

============
Como a Energia potencial elástica pode ser considerada igual ao trabalho?
JoseRenan
JoseRenan
Iniciante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 07/05/2011
Idade : 30
Localização : Itapagipe, MG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Coeficiente de Atrito Empty Re: Coeficiente de Atrito

Mensagem por Euclides Sáb 12 Nov 2011, 23:51

Uau!

1) a energia potencial deveria ser transformada em cinética do mesmo valor.

2) para frear o bloco em 1 metro o atrito tem de realizar um trabalho (negativo) do mesmo valor.

É energia acumulada numa ponta que tem de ser "gasta" em 1 metro. Enquanto a mola empurra o bloco, já há atrito.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Coeficiente de Atrito Empty Re: Coeficiente de Atrito

Mensagem por vitor_palmeira Dom 13 Nov 2011, 12:11

Acho que deve ficar mais fácil pra entender

Como esta foi a velocidade logo após se soltar da mola, podemos considerar como a Vi ( inicial ) em torricelli




vitor_palmeira
vitor_palmeira
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 176
Data de inscrição : 24/09/2011
Idade : 27
Localização : Dstrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Coeficiente de Atrito Empty Re: Coeficiente de Atrito

Mensagem por JoseRenan Dom 13 Nov 2011, 12:29

A definição de energia potencial me ajudou a entender melhor:
Energia Potencial é a energia que um objeto possui em virtude da posição relativa que encontra-se dentro do sistema. Um martelo levantado, uma mola comprimida ou esticada ou um arco tensionado de um atirador, todos possuem energia potencial. Esta energia está pronta para ser transformada em outras formas de energia e será transformada, mediante a realização de trabalho, tão logo a configuração espacial do sistema que contém a energia potencial mude: quando o martelo cair, pregará um prego; a mola, quando solta, fará andar os ponteiros de um relógio; o arco disparará uma flecha. Assim que ocorrer algum movimento, a energia potencial da fonte diminui, enquanto se transforma nos casos citados em energia de movimento (energia cinética). Ao contrário, levantar o martelo, comprimir a mola e esticar o arco são processos onde a energia cinética transforma-se em energia potencial.

Obrigado a todos Very Happy agora ficou melhor para eu entender Smile
JoseRenan
JoseRenan
Iniciante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 07/05/2011
Idade : 30
Localização : Itapagipe, MG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Coeficiente de Atrito Empty Re: Coeficiente de Atrito

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos