Reação Química
2 participantes
Página 1 de 1
Reação Química
Quando Antonie Laurente de Lavoisier (1743-1794) (KOTZ et al, 2014) começou a pesar os reagentes, a química passou a ter uma relevância científica e não apenas especulativa. Um de seus estudos diz que a quantidade de massa dos produtos deve ser igual à quantidade de massa dos reagentes, sendo considerada uma reação química em sistema fechado.
Hidróxido de alumínio é um floculante utilizado no tratamento de água, sendo obtido pela equação:
Al2(SO4)3 + 3Ca(OH)2 ------> 2Al(OH)3 + 3CaSO4. Utilizando em uma reação 684 g de Al2(SO4)3 e quantidade estequiométrica de 3Ca(OH)2, obtendo 234 g de 2Al(OH)3, podemos dizer que:
(Dados: Ca = 40 g/mol, O = 16 g/mol, H = 1 g/mol, S = 32 g/mol e Al = 27 g/mol).
a) Hidróxido de cálcio é o reagente limitante.
b) Foram obtidos 2 mols de hidróxido de alumínio.
c) Hidróxido de alumínio foi obtido em 75 % de rendimento teórico.
d) Foram utilizados 2,5 mols de sulfato de alumínio.
e) Hidróxido de alumínio foi obtido em 75 % de rendimento real.
Não possuo gabarito.
Agradeço desde já!
Hidróxido de alumínio é um floculante utilizado no tratamento de água, sendo obtido pela equação:
Al2(SO4)3 + 3Ca(OH)2 ------> 2Al(OH)3 + 3CaSO4. Utilizando em uma reação 684 g de Al2(SO4)3 e quantidade estequiométrica de 3Ca(OH)2, obtendo 234 g de 2Al(OH)3, podemos dizer que:
(Dados: Ca = 40 g/mol, O = 16 g/mol, H = 1 g/mol, S = 32 g/mol e Al = 27 g/mol).
a) Hidróxido de cálcio é o reagente limitante.
b) Foram obtidos 2 mols de hidróxido de alumínio.
c) Hidróxido de alumínio foi obtido em 75 % de rendimento teórico.
d) Foram utilizados 2,5 mols de sulfato de alumínio.
e) Hidróxido de alumínio foi obtido em 75 % de rendimento real.
Não possuo gabarito.
Agradeço desde já!
Wanderlei Costa- Recebeu o sabre de luz
Wolkout- Padawan
Wanderlei Costa gosta desta mensagem
Re: Reação Química
Wolkout escreveu:
Como ele só quer saber a relação entre "sulfato de alumínio" e "hidróxido de alumínio" nós podemos ignorar o restante da equação e focar apenas neles. Risquei o erro das alternativas e acredito que a alternativa correta seja a C, pois o rendimento teórico deveria ser 312g.
Olá, obrigado pela resposta!
Uma dúvida, como você fez pra saber que o hidróxido de cálcio não é o reagente limitante??
Wanderlei Costa escreveu:Wolkout escreveu:
Como ele só quer saber a relação entre "sulfato de alumínio" e "hidróxido de alumínio" nós podemos ignorar o restante da equação e focar apenas neles. Risquei o erro das alternativas e acredito que a alternativa correta seja a C, pois o rendimento teórico deveria ser 312g.
Uma dúvida, como você fez pra saber que o hidróxido de cálcio não é o reagente limitante??
Depois que você mencionou sobre o Hidróxido de Cálcio ser o limitante, fui refazer os cálculos e, de fato, você tem razão!
O CaOH2 é o reagente limitante porque a estequiometria é:
1mol Al2(SO4)3 ---- 3mol Ca(OH)2 ----> 2mol Al(OH)3
Como ele usa 684g (que corresponde a 2mols) do Al2, ele precisaria de 6 mols de Ca(OH)2 (ele só usa 3mols de acordo com o enunciado) para reagir completamente e formar 312g do outro lado, mas como ele só forma 234g (primeira imagem), temos certeza absoluta que faltou Ca(OH)2 para chegar em 312g. Dessa forma, a letra correta é A.
Qualquer dúvida, estarei à disposição.
Uma última coisa, caso não tenha ficado claro na imagem, eu descobri que precisava de 6mols de Ca(OH)2 porque eu multipliquei a primeira coluna por 2 e, como é uma regra de três simples, ao multiplicar uma coluna você obrigatoriamente deve multiplicar todas as outras colunas pelo mesmo número. Então, antes tinha 3mols x2 = 6mols.
Wolkout- Padawan
Olá, obrigado novamente.Wolkout escreveu:Wanderlei Costa escreveu:Wolkout escreveu:
Depois que você mencionou sobre o Hidróxido de Cálcio ser o limitante, fui refazer os cálculos e, de fato, você tem razão!
Como ele usa 684g (que corresponde a 2mols) do Al2, ele precisaria de 6 mols de Ca(OH)2 (ele só usa 3mols de acordo com o enunciado) para reagir completamente e formar 312g do outro lado, mas como ele só forma 234g (primeira imagem), temos certeza absoluta que faltou Ca(OH)2 para chegar em 312g. Dessa forma, a letra correta é A.
Uma última coisa, caso não tenha ficado claro na imagem, eu descobri que precisava de 6mols de Ca(OH)2 porque eu multipliquei a primeira coluna por 2 e, como é uma regra de três simples, ao multiplicar uma coluna você obrigatoriamente deve multiplicar todas as outras colunas pelo mesmo número. Então, antes tinha 3mols x2 = 6mols.
Mas tenho mais uma dúvida:
Se foi utilizado 6 mols de Al2(SO4)3 e somente 3 mols de 3Ca(OH)2 não deveria ter como resultado 156g de 2Al(OH)3 ? ao invés de 234g, não deveria respeitar a proporção?
Pq eu pensei que se o Al2(SO4)3 for reagente em excesso, dos 6 mols utilizados 3 mols sobrariam.
Wanderlei Costa escreveu:Olá, obrigado novamente.Wolkout escreveu:Wanderlei Costa escreveu:Wolkout escreveu:
Mas tenho mais uma dúvida:
Se foi utilizado 6 mols de Al2(SO4)3 e somente 3 mols de 3Ca(OH)2 não deveria ter como resultado 156g de 2Al(OH)3 ? ao invés de 234g, não deveria respeitar a proporção?
Pq eu pensei que se o Al2(SO4)3 for reagente em excesso, dos 6 mols utilizados 3 mols sobrariam.
Não foi usado 6 mols de Al2(SO4)3, foi usado apenas 2, veja:
1 mol de Al2(SO4)3 = 342g
2 mol de Al2(SO4)3 = 684g
--------------------------------------------
Para saber se o Ca(OH)2 foi o reagente limitante, fazemos:
3 mol Ca(OH)2 ----- 2 mol Al(OH)3
3x74g ------------------ 2x78g
X ------------------- 234g
X= 333g (ou seja, para formar 234g de Al(OH)3, conforme disse o enunciado, é necessário haver 333g de Ca(OH)2. No entanto, só há 222g. (Reagente limitante)
Você está confundindo os coeficientes estequiométricos.
Wolkout- Padawan
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos