PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

João Goulart

4 participantes

Ir para baixo

João Goulart Empty João Goulart

Mensagem por Ana Clara Macêdo Seg 05 Set 2022, 18:43

João Goulart 0_5e112c0e2b892e6f92c6454c1a4ecf39_6746107.jpg

A charge de Lan foi publicada num contexto de instabilidade política na República Brasileira. A situação do país era dificílima: inflação alta, descontrole dos gastos públicos e ameaça à democracia. Para governar, o presidente João Goulart necessitava obter sólida maioria na Câmara e resolver as questões sociais que afligiam o país.


Dentro desse contexto, a charge acima reflete de maneira irônica a postura política do presidente ao

a)apresentar o apelo religioso característico de João Goulart, que recorria às instituições da Igreja para obter apoio político.
b)criticar o radicalismo político de João Goulart, uma vez que o presidente se colocou acima das forças políticas e governou de maneira autoritária.
c)demonstrar a opção de Jango pelo apoio das forças da direita conservadora e do centro, que dariam base de sustentação a sua política.
d)reconhecer a pluralidade partidária nacional, que foi por Jango atraída e equilibrada a partir da atuação do PSD no dia a dia do Congresso.
e)reforçar a disputa política que existia no país e a ausência de um posicionamento claro do Executivo sobre essas forças.

Qual o erro da alternativa A? A charge não está mostrando o João Goulart rezando para, possivelmente, obter apoio político de todos? 
Na minha opinião, para enfatizar a disputa política que existiu no país não seria necessário destacar um político orando, mas como a charge fez isso, o gabarito deveria ser próximo ao que diz a letra A, falando algo sobre apoio na religião para resolver esses impasses...
Ana Clara Macêdo
Ana Clara Macêdo
Jedi
Jedi

Mensagens : 263
Data de inscrição : 12/10/2020
Localização : Ceará

https://www.instagram.com/_anaclaramacedo/

Ir para o topo Ir para baixo

João Goulart Empty Re: João Goulart

Mensagem por Jvictors021 Seg 05 Set 2022, 19:37

Boa noite Ana Clara!
Primeiramente, você deve entender que nem sempre iremos concordar com o motivo ou achar graça em uma figura de uma prova, mas de qualquer forma devemos entender a ideia que o AUTOR desejou passar.

No caso a figura não quer dizer que o Jango seria religioso ou algo do tipo, mas sim que ele desejava apoio de qualquer lado partidário.
Jvictors021
Jvictors021
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1116
Data de inscrição : 02/07/2021
Idade : 20
Localização : Passa Quatro - MG

Ana Clara Macêdo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

João Goulart Empty Re: João Goulart

Mensagem por O Reype mito Sáb 22 Out 2022, 22:35

A imagem associada com o texto, demonstram que João Goulart estava com dificuldades em assumir uma postura política clara e não religiosa. 
A imagem do presidente orando e pensando em três distintas mulheres para casar-se representa a indecisão de se aliar a esquerda, ao centro ou a direita.

Só para contribuir: Jango “se identifica” com a esquerda indo para a China, contrariando a UDN -partido direitista aqui do Brasil. Depois, ele sofre um golpe e é sucedido pelo regime militar brasileiro.
Espero ter ajudado:)
O Reype mito
O Reype mito
Padawan
Padawan

Mensagens : 65
Data de inscrição : 17/09/2022

Ir para o topo Ir para baixo

João Goulart Empty Re: João Goulart

Mensagem por Pedro Celso Silva Sáb 22 Out 2022, 23:53

Então Ana,a A está errada mesmo.
A charge reflete muito bem o que todo presidente (todo chefe de município,de executivo,de judiciário) enfrenta. A oposição,o seu lado político e o centrão. No caso do João Goulart,ele queria fazer reformas. Reforma tributária, reforma econômica,reforma agrária e reforma política.
Em seu discurso na Central do Brasil,ele deixa claro que não queria entregar a Petrobrás de mão beijada para empresas estrangeiras (nacionalismo). Isso desagradou alguns empresários que acreditam que privatizar tudo é a solução. No entanto,é idiotice privatizar setor estratégico (energia),porque o país depende disso.
Não se surpreenda do porquê,há alguns meses,vimos gasolina a 10 reais. A partir do momento que uma empresa privada assume as operações,ela vai cobrar o máximo possível,para o máximo de lucro possível,pouco se importando se o mercado tem dinheiro para pagar essa fortuna.
Jango queria fazer reforma agrária para fazer propriedades improdutivas produzirem alimento e acabar com a fome. Acharam que ele era comunista por isso e ele foi golpeado.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

João Goulart Empty Re: João Goulart

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos