INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS
3 participantes
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS
BOA NOITE, ESTOU COM MUITAS DIFICULDADES PARA INTERPRETAR O QUE OS ENUNCIADOS DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA ESTÃO PEDINDO. ALGUMA DICA DE COMO MELHORAR A INTERPRETAÇÃO?
originalrangel- Iniciante
- Mensagens : 5
Data de inscrição : 07/07/2022
Idade : 19
Localização : Itaguaí, RJ, Brasil
Re: INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS
Existem duas partes a considerar:
1) A primeira é a interpretação do texto, parte esta que tem muito mais a ver com o português do que com a matemática.
2) A segunda é transformar a linguagem, do português para o "matematiquês"
Nesta 2ª parte está incluído:
1) Escrever todos os dados da questão, sejam grandezas (velocidade, capital, força, distância focal, etc) sejam valores numéricos das mesmas
2) Escrever claramente o que se pede na questão (o espaço d percorrido, os juros J, a aceleração a, o tamanho da imagem, etc.)
3) Transformar unidades para um sistema padrão, quando necessário, por exemplo o SI (por exemplo km/h para m/s)
4) Verificar restrições, por exemplo:
- Denominadores não podem ser nulos
- Radicando não podem ser negativos (nos reais)
- Logaritmandos/bases tem que ser positivos e as bases tem que ser diferentes de 1
- Espelhos convexos só fornecem imagens virtuais, de objetos reais.
Cite um exemplo de uma questão em que vc teve esta dificuldade.
1) A primeira é a interpretação do texto, parte esta que tem muito mais a ver com o português do que com a matemática.
2) A segunda é transformar a linguagem, do português para o "matematiquês"
Nesta 2ª parte está incluído:
1) Escrever todos os dados da questão, sejam grandezas (velocidade, capital, força, distância focal, etc) sejam valores numéricos das mesmas
2) Escrever claramente o que se pede na questão (o espaço d percorrido, os juros J, a aceleração a, o tamanho da imagem, etc.)
3) Transformar unidades para um sistema padrão, quando necessário, por exemplo o SI (por exemplo km/h para m/s)
4) Verificar restrições, por exemplo:
- Denominadores não podem ser nulos
- Radicando não podem ser negativos (nos reais)
- Logaritmandos/bases tem que ser positivos e as bases tem que ser diferentes de 1
- Espelhos convexos só fornecem imagens virtuais, de objetos reais.
Cite um exemplo de uma questão em que vc teve esta dificuldade.
Elcioschin- Grande Mestre
- Mensagens : 73175
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 78
Localização : Santos/SP
Re: INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS
Algo que me ajudou muito a interpretar as questões foi ver muitas questões resolvidas passo a passo, dessa forma eu entendia mais ou menos o que cada coisa dizia e onde se encaixava, aprendia como abordar melhor cada tipo de questão, aprendia coisas do tipo “ quando ele disser isso no enunciado, eu preciso fazer isso” e assim por diante.
Uma outra coisa é saber o que fazer. Ao ler os enunciados você tem que saber o que ele quer de você e o que ele fornece e a partir daí você vai buscar a solução do problema. Definir bem o que ele quer e o que ele dá já faz você ter um grande progresso na questão.
Uma outra coisa é saber o que fazer. Ao ler os enunciados você tem que saber o que ele quer de você e o que ele fornece e a partir daí você vai buscar a solução do problema. Definir bem o que ele quer e o que ele dá já faz você ter um grande progresso na questão.
EdivamEN- Recebeu o sabre de luz
- Mensagens : 102
Data de inscrição : 10/12/2016
Idade : 25
Localização : Salvador, Bahia, Brasil
Tópicos semelhantes
» PROBLEMAS
» Problemas matemáticos por; David Hilbert
» Simbolos matemáticos
» Interpretação de problemas.
» Princípios matemáticos
» Problemas matemáticos por; David Hilbert
» Simbolos matemáticos
» Interpretação de problemas.
» Princípios matemáticos
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos