Dúvida conceitual sobre dinâmica e forças.
2 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Dúvida conceitual sobre dinâmica e forças.
Olá, sempre tive muitas dúvidas acerca de alguns conceitos da dinâmica, especialmente sobre as forças de tração, além da identificação correta de cada força. Se puderem me explicar se meu entendimento a seguir está correto, eu agradeço :
Supondo um sistema simples em equilíbrio em que um bloco está ligado numa corda, e que sua outra extremidade está presa ao teto, teremos :
Olhando para o bloco :
O bloco aplica na corda uma força F, que é justamente a força peso P deste bloco; a tração T nesse caso, trata-se da força de reação à força F ? Ou estou engando ? Nessa lógica, a tração estaria sendo aplicada no bloco conforme a Terceira Lei de Newton.
Olhando para a parede do teto :
O fio aplicará no teto uma força, que é justamente a força F (F = P), por consequência, o teto aplicará no fio uma força de reação, que é justamente a força de tração ?
Eu fico extremamente confuso como essas forças funcionam, se puderem esclarecer pra mim.
Supondo um sistema simples em equilíbrio em que um bloco está ligado numa corda, e que sua outra extremidade está presa ao teto, teremos :
Olhando para o bloco :
O bloco aplica na corda uma força F, que é justamente a força peso P deste bloco; a tração T nesse caso, trata-se da força de reação à força F ? Ou estou engando ? Nessa lógica, a tração estaria sendo aplicada no bloco conforme a Terceira Lei de Newton.
Olhando para a parede do teto :
O fio aplicará no teto uma força, que é justamente a força F (F = P), por consequência, o teto aplicará no fio uma força de reação, que é justamente a força de tração ?
Eu fico extremamente confuso como essas forças funcionam, se puderem esclarecer pra mim.
ccem2022- Iniciante
Re: Dúvida conceitual sobre dinâmica e forças.
Analisando corpo/corda --> T para cima e P para baixo
Analisando corda/teto ---> A corda faz, para baixo, uma força T = P
O teto exerce, sobre a corda, uma reação normal N = T = P, para cima
Analisando corda/teto ---> A corda faz, para baixo, uma força T = P
O teto exerce, sobre a corda, uma reação normal N = T = P, para cima
Elcioschin- Grande Mestre