PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ENEM 2014- Interpretação

3 participantes

Ir para baixo

ENEM 2014- Interpretação  Empty ENEM 2014- Interpretação

Mensagem por PROTÁGORAS Qui 05 maio 2022, 21:13

A leitura nos tempos do e-book Não é só nas bibliotecas e livrarias que se encerra o conhecimento. A internet, por meio de seu infinito conteúdo, e através de sites como Domínio Público e muitos outros similares, demonstra as transformações ocorridas na disponibilização de obras literárias ou de todas as outras áreas. Sites, como o citado acima, contêm arquivos com textos digitalizados dos mais variados autores, dos clássicos aos contemporâneos. Antes, esse conteúdo todo só seria passível de consulta em suporte material. O suporte virtual, também conhecido como e-book, é, digamos, semimaterial, pois nos põe em contato com o texto através do computador, mas não nos põe o livro nas mãos, a não ser que queiramos imprimir o texto digital. Nossa geração passa por um período de transição lento que transformará profundamente o hábito da leitura. Paradoxalmente, a alta velocidade com que se proliferam as informações faz com que também seja aumentada a nossa velocidade de captação dessas informações, ou seja, aos poucos e de modo geral a leitura vai ficando cada vez mais fragmentada. Isso já apresenta reflexos no modo como lemos os diversos textos contidos em revistas, jornais ou internet, e igualmente na produção literária contemporânea.
 www.tecnosapiens.com.br. Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado). 

 A criação dos e-books oferece vantagens e facilidades para a leitura. No texto, ressalta-se a influência desse meio virtual, sobretudo no contexto atual, pois:

 A. os e-books possibilitam maior difusão da leitura, tendo em vista a velocidade e a dinamicidade da informação.
 B. as livrarias e bibliotecas estão se tornando lugares pouco atrativos para os leitores, uma vez que os livros impressos estão em desuso. 
C. a velocidade de proliferação e captação de informações transforma a leitura fragmentada em uma solução para o acesso às obras. 
D. as obras clássicas e contemporâneas ficaram gratuitas, devido às digitalizações propiciadas com o surgimento da internet. E. a semimaterialidade dos e-books garante maior interação entre o leitor e o texto.

gab- A 

Gente, COMO ASSIM é a letra A?? O autor fala o tempo todo mal dos ebook e a alternativa correta é a que fala bem?? Não seria distorcer o que foi dito no texto afirmando a letra A?

PROTÁGORAS
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 107
Data de inscrição : 06/04/2020
Idade : 19

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM 2014- Interpretação  Empty Re: ENEM 2014- Interpretação

Mensagem por Vinittivs14 Qui 14 Jul 2022, 09:45

Não amigo, veja bem o comando da questão:  A criação dos e-books oferece vantagens e facilidades para a leitura. No texto, ressalta-se a influência desse meio virtual, sobretudo no contexto atual, pois:
Veja também o que o texto diz: Não é só nas bibliotecas e livrarias que se encerra o conhecimento. Antes, esse conteúdo todo só seria passível de consulta em suporte material.
O texto também fala que a leitura vai ficar fragmentada, mas isso não é o suficiente pra caracterizar uma condenação geral aos ebooks. Analisando as alternativas você percebe que a A é a que mais encaixa
Vinittivs14
Vinittivs14
Padawan
Padawan

Mensagens : 50
Data de inscrição : 08/07/2022
Idade : 21
Localização : São Paulo

https://www.instagram.com/vini.melo14/

Ana Laura Guimarães gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM 2014- Interpretação  Empty Re: ENEM 2014- Interpretação

Mensagem por Ana Laura Guimarães Sáb 16 Jul 2022, 23:24

Primeiro observe esses fragmentos do texto

"disponibilização de obras literárias ou de todas as outras áreas"


" a alta velocidade com que se proliferam as informações faz com que também seja aumentada a nossa velocidade de captação dessas informações"


Depois leia o enunciado 


o texto, ressalta-se a influência desse meio virtual, sobretudo no contexto atual, pois:



o enunciado está perguntando, segundo o texto, o motivo desse meio virtual influenciar as pessoas , principalmente no contexto atual e o motivo é que os e-books possibilitam maior difusão da leitura, tendo em vista a velocidade e a dinamicidade da informação.
Ana Laura Guimarães
Ana Laura Guimarães
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 945
Data de inscrição : 12/02/2021
Localização : Belo Horizonte - Minas Gerais

https://www.instagram.com/ana__guimaraes__/

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM 2014- Interpretação  Empty Re: ENEM 2014- Interpretação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos