PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

fisica - lei de coulomb

2 participantes

Ir para baixo

fisica - lei de coulomb Empty fisica - lei de coulomb

Mensagem por Júliawww_520 Qui 03 Mar 2022, 10:48

Determine a razão entre as trações nos dois casos da figura seguinte, sabendo que os sistemas estão em equilíbrio:

fisica - lei de coulomb JmXL1wk9MYdEvUKfHyLU7liaVKe3SRK5olvHsc3DEoUDTy9dZUYKw+cteEcP3WeZzEp5C3kT8UKpXG1tUj9vGjg+ZO7nD51hnvPYvHxK0nF8mVwtH47akDUJnD+5FkiE1PS3pMrrSlVsSIu1qbdhsrRhichIZGzkPpWEhISOQbJ8CQkJHIMkuFJSEjkGCTDk5CQyDFIhichIZFjkAxPQkIixyAZnoSERI5BMjwJCYkcg2R4EhISOQbJ8CQkJHIMkuFJSEjkGP4Pv2WaIzQWWa4AAAAASUVORK5CYII=

A) T2/T1 √3
B) T2/T1=1/√3
C) T2/T1=1
D)T2/T1=3
E) T2/T1=1/3
Júliawww_520
Júliawww_520
Jedi
Jedi

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/02/2022
Idade : 20
Localização : Rio de Janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

fisica - lei de coulomb Empty Re: fisica - lei de coulomb

Mensagem por joaoZacharias Qui 03 Mar 2022, 11:58

Olá Júliawww_520 ;

Primeiramente a gente precisa ter uma intuição de que as cargas estão dispostas sobre um hexágono regular. Se você considerar que os sistemas tem a mesma distribuição de cargas, a força gerada pelas interações elétricas em cada carga é a mesma em ambos os casos.(justificativa: as imagens iriam se sobrepor (congruência de polígonos), pela lei de Coulomb as forças são as mesmas se tivermos as mesmas cargas e mesmas distâncias, no fim das contas as forças são iguais, inclusive a soma vetorial delas se você considerar a sobreposição dos hexágonos).

Seja [latex]\sum\vec{F}_{el}[/latex] o vetor da soma de todas as interações elétricas que atuam sobre uma dada carga do vértice do hexágono, buscando as condições de equilíbrio:

caso (I) existem duas forças de tração Ta e Tb atuando sobre uma dada carga do vértice do hexágono:
[latex]\vec{T}_a + \vec{T}_b + \sum\vec{F}_{el} = \vec{0}[/latex]

caso (II) existe uma única tração T2 atuando sobre uma dada carga do vértice do hexágono:
[latex]\vec{T}_2 + \sum \vec{F}_{el} = \vec{0}[/latex]

Comparando os dois casos
[latex]\vec{T}_a + \vec{T}_b = - \sum \vec{F}_{el} \text{ } , \text{ }\vec{T}_2 = -\sum \vec{F}_{el} \implies \vec{T}_a + \vec{T}_b = \vec{T}_2[/latex]

Observe que o vetor [latex]\vec{T}_2[/latex] aponta para o centro O do hexágono regular, a direção das trações [latex]\vec{T}_a [/latex] e [latex] \vec{T}_b[/latex] são as mesmas dos lados do hexágono regular, isso permite concluir que o angulo entre os vetores [latex]\vec{T}_b [/latex] e [latex]\vec{T}_2[/latex] é 60º, e o ângulo entre os vetores [latex] \vec{T}_a[/latex] e [latex]\vec{T}_2[/latex] também é 60º.

Puxando as igualdades fazendo as projeções das componentes de [latex] \vec{T}_a[/latex] e [latex] \vec{T}_b [/latex] na direção de [latex] \vec{T}_2[/latex] e na direção da perpendicular a [latex] \vec{T}_2[/latex]:

[latex]T_b sen(60 \degree) = T_a sen(60 \degree) \implies T_a = T_b = T_1[/latex]

No caso os vetores [latex] \vec{T}_a[/latex] e [latex] \vec{T}_b [/latex] tem o mesmo módulo que é o [latex]T_1[/latex] do qual a questão pergunta.

[latex]T_acos(60 \degree) + T_bcos( 60 \degree) = T_2 \text{ }, \text{ } T_a = T_b = T_1 \implies T_1 \cdot 2 cos(60 \degree) = T_2 \implies[/latex]

[latex]\frac{T_2}{T_1} = 1[/latex]

Note que no fim das contas o que determinou o quociente das trações foi puramente a geometria do problema. Geralmente, alguns vestibulares mais difícieis como os militares gostam de cobrar umas ideias que envolvam simetria.

Você deixou duas respostas em negrito então não tenho como ter certeza se essa é de fato a resposta correta, por favor dá uma editada lá. Se alguma parte ficou confusa dá um toque.

Bons estudos Smile
joaoZacharias
joaoZacharias
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 134
Data de inscrição : 18/03/2020
Localização : Campinas - SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos