Corrente induzida
2 participantes
Página 1 de 1
Corrente induzida
Determine o sentido da corrente induzida no circuito MNEF em cada caso a seguir:
Apliquei a Lei de Lenz, ou seja, o sentido da corrente induzida é tal que se opõe à variação de fluxo que a produziu. Logo temos uma força magnética de mesma direção e sentido oposto ao vetor velocidade. Aplicando a regra da mão esquerda, temos que o sentido da corrente é horário.
No meu gabarito diz que a corrente é no sentido anti-horário. O que eu fiz de errado?
Apliquei a Lei de Lenz, ou seja, o sentido da corrente induzida é tal que se opõe à variação de fluxo que a produziu. Logo temos uma força magnética de mesma direção e sentido oposto ao vetor velocidade. Aplicando a regra da mão esquerda, temos que o sentido da corrente é horário.
No meu gabarito diz que a corrente é no sentido anti-horário. O que eu fiz de errado?
Última edição por qedpetrich em Qui 16 Set 2021, 17:30, editado 1 vez(es)
Re: Corrente induzida
Olá qedpetrich,
Note que, esse enunciado da Lei de Lenz serve para o caso do Fluxo Magnético estar aumentando, mas veja que a área da espira quadrangular imersa no campo está diminuindo, ou seja, o fluxo está diminuindo. Pela Lei de Lenz nesse caso o fluxo induzido irá se alinhar à direção do campo, pois como o fluxo está diminuindo a tendência é "a corrente induzida surgir em um sentido tal que produzirá um fluxo induzido em oposição à variação do fluxo indutor que lhe deu origem" (esse enunciado serve para qualquer caso e pra mim facilita o entendimento prático da Lei) e assim a corrente deve ter sentido anti-horário na espira, para que o campo magnético criado tenha sentido para fora do plano.
Espero ter ajudado
Note que, esse enunciado da Lei de Lenz serve para o caso do Fluxo Magnético estar aumentando, mas veja que a área da espira quadrangular imersa no campo está diminuindo, ou seja, o fluxo está diminuindo. Pela Lei de Lenz nesse caso o fluxo induzido irá se alinhar à direção do campo, pois como o fluxo está diminuindo a tendência é "a corrente induzida surgir em um sentido tal que produzirá um fluxo induzido em oposição à variação do fluxo indutor que lhe deu origem" (esse enunciado serve para qualquer caso e pra mim facilita o entendimento prático da Lei) e assim a corrente deve ter sentido anti-horário na espira, para que o campo magnético criado tenha sentido para fora do plano.
Espero ter ajudado
Última edição por gabriel de castro em Qui 16 Set 2021, 17:26, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Adição de informações)
qedpetrich gosta desta mensagem
Muito esclarecedor gabriel. Realmente generalizei para qualquer tipo de fluxo, tanto crescente como decrescente. Valeuu!!
gabriel de castro gosta desta mensagem
Da configuração inicial temos que o vetor indução B sai do plano. Então só pra ver se eu realmente entendi, nesse caso como o fluxo é decrescente, temos que o vetor indução B' que é de sentido oposto, ou seja, entrando no plano. Correto? Confesso que sua última linha me deixou confuso, se o vetor indução B' sair do plano, teremos uma configuração onde a corrente é de sentido horário.
Não, qedpetrich. O campo elétrico B está saindo do plano e como a área da espira está diminuindo, o fluxo magnético irá adquirir mesmo sentido, ou seja, o campo magnético B' também sairá do plano. Eu estou utilizando a Regra da Mão Direita Envolvente, mas talvez estejamos utilizando termos diferentes e irei anexar um esquema da situação para tentar ajudar:
Qualquer dúvida estou a disposição
qedpetrich gosta desta mensagem
Grato, estou fazendo tempestade em copo de água. Consegui visualizar!
gabriel de castro gosta desta mensagem
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos