PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Momento de inercia de um cilindro com uma barra presa

Ir para baixo

Momento de inercia de um cilindro com uma barra presa Empty Momento de inercia de um cilindro com uma barra presa

Mensagem por Paulo Cesar F Dom 09 maio 2021, 22:12

Considerando um cilindro homogeneo, com um eixo de rotação passando em seu centro (o ponto preto), e uma barra fina de comprimento igual ao raio do cilindro e massa igual a metade da massa do cilindro presa a superfície do cilindro.

Sendo M e r a massa e raio do cilindro respectivamente, calcule qual o momento de Inercia desse objeto.

E se colocarmos um partícula de massa x, na ponta externa da barra, qual o novo momento de inércia?

Momento de inercia de um cilindro com uma barra presa Aaa10

Eu estou tendo um problema enorme para calcular o momento de inercia dessa barra...

Chamando a massa da barra de m, para evitar a fração.

Se considero o eixo no centro de massa da barra o momento de inércia dela é mr^2/12, e esse eixo está a uma distância de meio raio + um raio, ou seja r/2 + r, do eixo de rotação do objeto. Pelo teorema dos eixos paralelos, isso nos da I = 7mr^2/3

Porém, se eu considero o eixo como estando na ponta da barra, então o momento de inercia dela é mr^2/3, e esse eixo está a uma distância r do eixo de rotação, o que nos da um I = 4mr^2/3.

Eu honestamente acho que os dois valores estão errados, pois não devo estar entendendo alguma coisa...

Por favor, se alguem conseguir me explicar vou agradeçer para sempre.

Paulo Cesar F
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 05/09/2020
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos