PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dispersao da Luz

2 participantes

PiR2 :: Física :: Óptica

Ir para baixo

Dispersao da Luz  Empty Dispersao da Luz

Mensagem por Maria Pietra Negrão Ter 27 Abr 2021, 19:22

Tenho uma dúvida teórica: 
Quando lemos o porque de o ceu ser azul, é nos apresentado como explicacao que isso é devido as moleculas da atmosfera ser da tamanho do comprimento de onda do azul e por isso , o azul é muito mais "dispersado" , mas acho que estou com duvida a respeito dessa "dispersao", quando é tido "dispersao" seria o mesmo que uma refracao unica e exclusiva da luz azul ? Pois é isso que eu entendi, ora... refracao é o desvio que a luz sofre, se a luz de cor azul é dispersada significa que ela seguiu caminho diferente do feixe de luz branca , correto? entao é correto interpretar a "dispersao" como uma "refracao" ? Obrigada

Maria Pietra Negrão
Padawan
Padawan

Mensagens : 86
Data de inscrição : 19/11/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Dispersao da Luz  Empty Re: Dispersao da Luz

Mensagem por PedroF. Sáb 26 Jun 2021, 13:05

Olá  Dispersao da Luz  1f609 , sim, está correto essa interpretação. Quando o raio de luz solar entra na atmosfera terrestre ele começa a ser refratado. Porém como essa luz é policromática, e sabendo que o índice de refração depende da frequência da luz, a onda azul vai ser mais dispersa, irá desviar mais da rota inicial do raio de luz. 
      Assim, é mais fácil ver o céu azul (que pode ser visto de outras cores dependendo das condições) e, consequentemente, o Sol amarelo, já que a onda "amarelada" seguirá sem desviar muito da rota inicial da luz.
Dispersao da Luz  Pi110

Dispersao da Luz  Pi210
Na primeira imagem (todas tiradas do Google imagens) vemos a refração diferente para cada comprimento de onda da luz policromática, fenômeno de dispersão. Já na segunda, a luz solar entra na atmosfera (dispersando mais a onda azul) e encontra uma gota de água. Na gota de água as moléculas são grandes em comparação as do ar, assim ocorre uma grande dispersão de todos os comprimentos de onda gerando o arco-íris.

____________________________________________
" Nada na vida tem graça se você não lutar para conquistar. " (Zaraki Kenpachi)
PedroF.
PedroF.
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 118
Data de inscrição : 19/05/2021
Idade : 21
Localização : Rio de Janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

PiR2 :: Física :: Óptica

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos