PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estrutura molecular.

2 participantes

Ir para baixo

Estrutura molecular. Empty Estrutura molecular.

Mensagem por Eduardo Rabelo Qua 17 Mar 2021, 09:47

NH2+ e NH2- são espécies angulares, mas o ângulo de ligação em NH2- é menor que em NH2+. a) qual é a razão da diferença; b)Faça o eixo x perpendicular ao plano da molécula. Será que o orbital N2px participa da hibridação nessas espécies? Justifique de forma resumida sua resposta. 

Não entendi a b completamente.
Eduardo Rabelo
Eduardo Rabelo
Fera
Fera

Mensagens : 638
Data de inscrição : 23/06/2020
Idade : 19
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Estrutura molecular. Empty Re: Estrutura molecular.

Mensagem por Lucasarcosseno Qua 17 Mar 2021, 12:33

O NH2- tem dois domínios não ligantes, arranjo tetraédrico. Por TLV, obtemos uma hibridização 2sp3. Logo, os orbitais 2px, 2py e 2pz participam da hibridização.
 Já o NH2+, eu estou com um pouco de dúvida, mas me parece ser uma hibridização sp2, resultando em um arranjo trigonal plano (que corresponde com sua angulação maior em relação ao NH2-). Assim sendo, o orbital 2p em uma das três orientações não participará da hibridização. Pode-se dizer que essa orientação é justamente o orbital 2px.
Lucasarcosseno
Lucasarcosseno
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 107
Data de inscrição : 22/02/2020
Localização : Salvador - BA

Eduardo Rabelo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Estrutura molecular. Empty Re: Estrutura molecular.

Mensagem por Eduardo Rabelo Qua 17 Mar 2021, 12:43

Lucas, pode complementar o porquê ser justamente o 2px? Acredito que esteja relacionado com isso:

"Faça o eixo x perpendicular ao plano da molécula.".

Mas, não consegui vizualizar direito.
Eduardo Rabelo
Eduardo Rabelo
Fera
Fera

Mensagens : 638
Data de inscrição : 23/06/2020
Idade : 19
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Estrutura molecular. Empty Re: Estrutura molecular.

Mensagem por Lucasarcosseno Qua 17 Mar 2021, 14:14

Eu pensei o seguinte: as três orientações possuem, até onde eu saiba, mesma energia. Logo a hibridização pode se dar em qualquer dois dos três eixos. No entanto, não prestei atenção em "Faça o eixo x perpendicular ao plano da molécula".
Nesse caso, ao desenharmos o eixo x perpendicular ao plano da molécula, temos que a repulsão ocorrerá nos plano y e z. 
Uma analogia: faça um dois com seus dedos e os posicione perpendicularmente ao seu tronco. Seu tronco será o eixo x e os dedos só podem abrir ou fechar em relação aos eixos y e z. 
Fazendo essa análise, tem-se que há um domínio de pares não ligantes causando a repulsão dos domínios ligantes no plano yz, enquanto ficam imóveis em relação ao eixo x. Esse eixo x é o orbital p vazio. Portanto, 2px não participa da ligação. 
Fiz um desenho para ficar melhor: 
Estrutura molecular. GAAAAAAElFTkSuQmCC
Eu cheguei a essa solução considerando a hibridização sp2 e a existência de um domínio de pares não ligantes em um dos orbitais sp2, o que implica na ausência de elétrons no orbital p. Nunca vi nada sobre o nh2+ que comprove essa distribuição, mas algo semelhante acontece com o carbocátion de três ligações (a única diferença é que em vez de um domínio sp2 não ligante, há uma ligação simples sp2 --- s).


Última edição por Lucasarcosseno em Qua 17 Mar 2021, 16:00, editado 1 vez(es)
Lucasarcosseno
Lucasarcosseno
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 107
Data de inscrição : 22/02/2020
Localização : Salvador - BA

Eduardo Rabelo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Estrutura molecular. Empty Re: Estrutura molecular.

Mensagem por Eduardo Rabelo Qua 17 Mar 2021, 15:12

Com a imagem percebi que estava fazendo confusão. Acho que se confundiu com a nomenclatura na imagem, acredito que o correto seja cátion azila. Obrigado.

Gostei da sua foto de perfil. Um dos meus filmes preferidos.
Eduardo Rabelo
Eduardo Rabelo
Fera
Fera

Mensagens : 638
Data de inscrição : 23/06/2020
Idade : 19
Localização : Curitiba

Lucasarcosseno gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Estrutura molecular. Empty Re: Estrutura molecular.

Mensagem por Lucasarcosseno Qua 17 Mar 2021, 16:16

Na verdade, o que houve foi um erro meu ao editar a imagem (fiz a edição em cima de uma figura de carbocátion e terminei esquecendo de apagar o nome que estava antes). Já consertei a figura e deixei o domínio não ligante mais fácil de visualizar (esse seria um domínio sp2 e o orbital px estaria vazio, perpendicular ao plano da figura). 

Sobre a foto, obrigado. Tarkovsky é simplesmente genial em todas suas obras. Essa, para mim, é uma das melhores.
Lucasarcosseno
Lucasarcosseno
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 107
Data de inscrição : 22/02/2020
Localização : Salvador - BA

Eduardo Rabelo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Estrutura molecular. Empty Re: Estrutura molecular.

Mensagem por Lucasarcosseno Qua 17 Mar 2021, 16:21

E lembre-se: a Sala é onde teremos os nossos desejos mais profundos realizados. Mas para chegarmos até lá, é necessário atravessar um inóspito e acidentário espaço que é a Zona.
Lucasarcosseno
Lucasarcosseno
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 107
Data de inscrição : 22/02/2020
Localização : Salvador - BA

Thiago Ber gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Estrutura molecular. Empty Re: Estrutura molecular.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos