Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Opinião sobre começar estudar pra ITA/IME.

5 participantes

Ir para baixo

Opinião sobre começar estudar pra ITA/IME. Empty Opinião sobre começar estudar pra ITA/IME.

Mensagem por acpaz Seg 07 Dez 2020, 12:54

Olá, tenho 18 anos e eu estudo pra EsPCEx faz um tempo porém ultimamente tenho me questionado e pesquisado sobre os vestibulares ITA/IME.

Muitos sites sobre indicações de livros para ter um embasamento e aprofundamento, mas o que me deixou em dúvida é como funciona pra quem estuda pra esses vestibulares. 

Dúvida: Quem estuda pra esses vestibulares faz a matéria inteira (física 1,2 e 3 por exemplo) e depois que termina a sua "base" se aprofunda ou faz física 1 básico, aprofunda e depois física 2, aprofunda etc?

Eu comecei do absoluto zero estudando pra EsPCEx (que nem se compara ao nível de uma prova dessas), não conseguia fazer nenhuma questão nem de matemática, física ou química, tive um ens. médio horrível porém evoluí muito em relação ao nível que comecei.

Outra coisa, qual a opinião de vocês sobre alguém que não está nem no nível de uma prova considerada "fácil" (já vi alguns inclusive zuando) pra quem estuda pra esses vestibulares que fosse começar a estudar (ita/ime) nessa altura (com 18 anos)? 

Nunca tive contato com questões do ita/ime mas sempre que vejo parecem coisas alopradas de outro mundo. Em um tempo atrás não muito distante, antes de começar a estudar, eu olhava pra questões da EsPCEx e pensava a mesma coisa.

Eu sei que são provas completamente diferentes em muitos quesitos, principalmente a dificuldade, mas é que eu acho que, por exemplo, a "base" eu teria que fazer (que é o que estou fazendo no momento)  em ambos os casos e no caso quando eu terminasse de construí-la poderia aprofundar se fosse estudar pra esses vestibulares, a questão é que as questões da EsPCEx apenas com "base" já seria suficiente pra passar. E também se fosse fazer isso, teria menos matérias (geografia e história). 

Agradeço as pessoas que puderem dedicar seu tempo pra dar uma opinião. Podem falar a verdade, o que acham sobre ou se é loucura...
acpaz
acpaz
iniciante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 23/03/2017
Idade : 18
Localização : sao jorge d'oeste - pr - brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião sobre começar estudar pra ITA/IME. Empty Re: Opinião sobre começar estudar pra ITA/IME.

Mensagem por JoaoGabriel Ter 08 Dez 2020, 10:23

Espcex como base para IME/ITA não funciona. São degraus completamente distintos, e entre eles há degraus intermediários.

Eu diria que Espcex é uma boa base para EFOMM/AFA, e estas são bases para IME/ITA.

____________________________________________
João Gabriel - Engenheiro Eletricista



Envolvido em um projeto de desenvolvimento de conteúdo financeiro de alto nível e gratuito! A quem interessar, o endereço web é .www.sharbinvestimentos.com.br


Também presente no Instagram através do perfil @sharbinvestimentos
JoaoGabriel
JoaoGabriel
Monitor de Cálculo
Monitor de Cálculo

Mensagens : 2342
Data de inscrição : 30/09/2010
Idade : 26
Localização : Niterói/RJ

Brunoblock27 não gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião sobre começar estudar pra ITA/IME. Empty Re: Opinião sobre começar estudar pra ITA/IME.

Mensagem por leduarcardozo Ter 08 Dez 2020, 23:08

Fala Acpaz!

Cara, em primeiro lugar, parabéns pela iniciativa! Vai ser um caminho longo e árduo, mas que valerá a pena!

As provas militares são divididas informalmente em alguns "patamares", EAM - EEAR/EsPCEx - AFA/EFOMM - ITA/IME. Não significa que, por exemplo, a AFA seja mais dificil que a EFOMM, mas que ambas são provas em que, normalmente, quando se está apto a se passar em uma, você não está muito longe de se passar para outra. Mas, se você estiver se preparando para a EEAR, você com certeza tem pouquissimas chances na AFA, ou na EFOMM.

Isso não é um regra escrita, mas foi algo que vários professores já me falaram, e algo que eu confirmei ao longo da minha (curta) tragetória.

Começar é sempre o passo mais árduo do caminho, mas também é o mais importante, pois agora você vai estar construindo a base que vai sustentar toda sua aprovação, base essa em questão de matérias e em psicológico. 

Minha principal dica é: não se preocupe muito com o ITA agora, se preocupe em aprender. É muito improvável que, mesmo se você estudar 18 horas por dia, nos próximos 3 meses, se tu pegar uma prova antiga, você consiga algo além de se frustrar bastante. Então, se foque nos livros, fazendo o máximo de exercícios que você puder e, é claro, se expondo a questão de vestibulares parecidos.

Em questão de matemática e física, por exemplo, as provas da EsPCEx, ou da EEAR não costumam ser tão "inteligentes" como as questões da AFA, pra cima. Uma grande parte delas você vai resolver "pondo na fórumula". Esse é um conceito que você tem que esquecer, daqui pra frente.

Quanto a resolver um livro todo, ou não, é bastante complicado... Já fui aprovado em uma quantia boa de provas (a pesar de ainda não ter realizado meu sonho de passar na AFA haha) e nunca resolvi um livro 100%... No pré vestibular, tive um grande amiga que foi aprovada na primeira fase do IME, sem sequer ter resolvido 30% do material (ela focou em estudar pelas provas, algo que não é recomendável, mas existem pessoas que aprendem melhor assim)... Porém, já conheci gente que estava zerada em física e, depois de um chá de "tópicos de física", passou para a EEAR, errando umas 2 questões em física...

O ponto disso é: faça exercícios ao ponto de se sentir confortável com os conceitos da matéria.

Eu, particularmente, faço da seguinte forma:
Dia 1 - Dia de pegar a teoria - 30% dos exercícios fáceis, 30% dos médios, 10% dos dificeis
Dia 2 - Dia de revisao - 50% dos fáceis, 20% dos médios, 10% dos dificeis
Dia 3 - Dia da segunda revisao - 20 % dos fáceis, 30% dos médios, 20% dos dificeis.

Observe que os médios e os dificeis não foram feitos 100%, isso caso eu queira fazer mais revisoes ao longo do ano. Mas o ponto é: essa quantia é a quantia que me faz sentir segurança, e que meu tempo permite (tendo em vista que eu trabalho e moro sozinho)

Já o aprofundamento, ele deve vir com a necessidade. Passe uns 6 meses estudando, depois comece a pegar as provas anteriores da AFA, EFOMM, EN, IME, ITA, OBM, OBF... Essas provas, e comece a tentar resolver o que tu conseguir. Muitas das vezes, você vai ter aquele sentimento de "eu sei o que é isso, mas não sei como se resolve". Essa é a necessidade de aprofundamento.

Daí tu corre para algum livro mais "parrudo", aprende como resolve, volta na questão, aplica, erra, apaga, aplica de novo, mas dessa vez com carinho e acerta!

E amigo, idade é complicado! hahaha

Eu tenho 20 aninhos atualmente, mas entrei na faculdade com 17. Sempre tive bom desempenho, mas nunca me achei "guiado". Por outro lado, tinham pessoas de 40 anos estudando comigo que, a pesar de não terem desempenhos tão bons, sabiam focar seus esforços em áreas mais efetivas, e conseguiam ter bom desempenho também. Isso tem nome: maturidade.

Faça bom uso dos seus 18 anos de vida, meu amigo. Se prepare para as provas sempre levando em consideração a experiência que tu já obteve: aonde são seus pontos fortes, fracos, necessidades e medos. Acima de tudo, trabalhe em cima deles, para conseguir sempre se manter motivado e dedicado! 

Precisando de qualquer coisa, pode me chamar!
Bons estudos pra ti, irmão!
leduarcardozo
leduarcardozo
iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 08/12/2020
Idade : 20
Localização : São Paulo - SP / Nova Friburgo - RJ

acpaz e Brunoblock27 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião sobre começar estudar pra ITA/IME. Empty Re: Opinião sobre começar estudar pra ITA/IME.

Mensagem por acpaz Qua 09 Dez 2020, 11:18

leduarcardozo, muito obrigado mesmo pelo comentário, com certeza as dicas serão de grande ajuda.

No momento, como você sugeriu - e eu tinha começado a fazer - vou me preocupar em fortalecer o "básico" (e estudar mais pra aprender - do que pra uma prova) até conseguir resolver questões desse vestibulares mais difíceis que a EsPCEx, como AFA/EFOMM e pegando algumas mais acima também, quando eu me sentir confortável em dar um próximo passo vou começar a pensar em ita/ime e aprofundar. Falando dessa maneira parece muito simples, mas eu sei que isso pode levar alguns bons anos, mas como você mesmo disse e eu concordo, Vai ser um caminho longo e árduo, mas que valerá a pena!
acpaz
acpaz
iniciante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 23/03/2017
Idade : 18
Localização : sao jorge d'oeste - pr - brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião sobre começar estudar pra ITA/IME. Empty Re: Opinião sobre começar estudar pra ITA/IME.

Mensagem por eduardodudu101 Sex 11 Dez 2020, 03:44

Fala acpaz!

Então mano,há +- um ano eu estava com 17 anos e tinha a mesma dúvida que você. Tinha acabado de concluir o Ensino Médio e essa possibilidade de migração para o estudo ITA/IME começou a me interessar,embora eu achasse MUITO acima do meu nível. Guardei essa hipótese por um tempo e continuei o que vinha fazendo. Eu vinha de um ano inteiro estudando para Concurso Público,mais especificamente aspirando ao cargo de Técnico Judiciário TRF4/TRF3,e,embora o meu foco fosse totalmente o contrário de um 3ºão Regular,fui aprovado em Engenharia Química na UTFPR e em Direito na Federal do meu estado. Longe de ter um Ens. Médio ruim,muito pelo contrário,foi ótimo,porém sinto que vacilei em não aproveitá-lo desde o 1º Ano.

Enfim,no começo do ano(Fev/Março),com muita pressão em cima de mim para fazer uma faculdade,resolvi arriscar e destinar o ano de 2020 com foco para ITA/IME. Confesso que não foi uma transição fácil,visto que as matérias que eu antes via(Direito Constitucional,Administrativo e Proc. Civil,por exemplo) nada tinham a ver com o conteúdo programático dos vestibulares militares. Quase tomei a decisão de ir ao Paraná cursar Engenharia,porém senti que estava ''enferrujado'',de certo modo fora de forma com as Exatas,então decidi por deixar de lado.

Finalmente,em Maio,após os livros destinados ao estudo chegarem,comecei a estudar. Sentia que estava muito defasado,e por isso comecei do zero em todas as matérias. Usei como material as coleções Fundamentos de Matemática Elementar,Tópicos de Física e Química Feltre.

Não estava muito atento esse ano,e por isso perdi as inscrições de várias provas que iria fazer,como EsPCEx e Escola Naval. Diante disso,consegui fazer somente a AFA e o ITA. Quanto aos resultados,fui classificado na AFA e cortado em Química no ITA,mas confesso que fiquei surpreso com o progresso que obtive em um intervalo de tempo tão reduzido.

Quanto ao aprofundamento:Não se preocupe inicialmente com este,pois uma base sólida é muito mais eficaz. Cansei de ver questões ITA/IME que pediam algo que não necessitava de um conhecimento de outro mundo. Embora sejam provas difíceis,não deixa de serem provas do Ensino Médio.

Ademais,aproveite cada conteúdo do seu estudo. Não deixe nenhuma dúvida para si,e também não hesite em utilizar o fórum! Conheci o forúm através das resoluções de questões nas quais eu estava em dúvida e passei a utilizá-lo com frequência.

É isso mano. Qualquer dúvida pode me perguntar que eu respondo!

Abraço!
eduardodudu101
eduardodudu101
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 199
Data de inscrição : 15/07/2017
Idade : 19
Localização : Porto Velho,Rondônia,Brasil

acpaz e natanlopes_17 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião sobre começar estudar pra ITA/IME. Empty Re: Opinião sobre começar estudar pra ITA/IME.

Mensagem por acpaz Sex 11 Dez 2020, 15:38

eduardodudu101, obrigado mesmo por comentar. Me identifiquei com bastante coisa que você falou, acho que em momentos de dúvida certamente comentários como o seu podem ajudar.

Vou continuar focando, no momento, em fazer uma base bem feita e acredito que nos próximos anos possa estar conseguindo fazer essas provas mais difíceis em um nível que dê pra competir.

E a propósito, parabéns pelos resultados! Realmente foram muito bons para esse intervalo de tempo!

obrigado, abraço!
acpaz
acpaz
iniciante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 23/03/2017
Idade : 18
Localização : sao jorge d'oeste - pr - brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião sobre começar estudar pra ITA/IME. Empty Re: Opinião sobre começar estudar pra ITA/IME.

Mensagem por raibolt Sex 11 Dez 2020, 15:50

Já ouvi vários professores falarem: treino difícil, jogo fácil. Se preparar para o nível do IME automaticamente te faz preparar pra prova da Espcex. Além disso, a última coisa que você quer é no futuro se arrepender de não ter pelo menos tentado o IME, se você deseja isso agora, persista nisso e bons estudos.

raibolt
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 115
Data de inscrição : 03/10/2020
Localização : Vila Velha/ES <------> Rio de Janeiro

acpaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião sobre começar estudar pra ITA/IME. Empty Re: Opinião sobre começar estudar pra ITA/IME.

Mensagem por leduarcardozo Sex 11 Dez 2020, 15:54

A dica do raibolt é boa! hahahaha.

Só se lembre que as provas tem estilo bastante diferentes: o IME, por exemplo, a alguns anos gostava de questões de física que juntavam vários conceitos dispersos em uma questão só: diâmica, cinemática, eletromag e hidroestática, por exemplo... Já o ITA, tem questões mais enxutas, só que mais alopradas: vão pegar matérias bastante "obscuras", como o famigerado Dopler Relativistico, ou tópicos mais avançados de gravitação.

Então, a pesar de sempre tentar estar um degrau acima, lembre-se de criar o hábito de voltar um degrau algumas vezes por semana, para relembrar o grau da sua prova, notar os padrões e começar a descobrir truques para resolver o tipo de prova.
leduarcardozo
leduarcardozo
iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 08/12/2020
Idade : 20
Localização : São Paulo - SP / Nova Friburgo - RJ

acpaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião sobre começar estudar pra ITA/IME. Empty Re: Opinião sobre começar estudar pra ITA/IME.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste fórum
Você não pode responder aos tópicos