PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ligação covalente: forma molécula ou não?

2 participantes

Ir para baixo

Ligação covalente: forma molécula ou não? Empty Ligação covalente: forma molécula ou não?

Mensagem por nahgsx Qua 21 Out 2020, 14:11

(UFRGS-RS) A coluna I, a seguir, apresenta quatro tipos de substâncias sólidas; a coluna II, cinco exemplos dessas substâncias.
Associe adequadamente todos os itens da coluna I aos respectivos itens da coluna II.
COLUNA I
1 - metálica
2 - iônica
3 - molecular
4 - covalente
COLUNA II
( ) fluoreto de sódio
( ) sílica
( ) glicose
( ) cromo
( ) grafite

Gabarito: 2 - 4 - 3 - 1 - 4

Dúvidas:
O que está me confundindo é essa coisa de que uma ligação covalente pode formar moléculas ou não. E o problema pra mim é identificar qual forma moléculas e qual não forma. Olha só:

No caso do SIO2 (silíca), é uma ligação covalente e não forma moléculas.
No caso da C2H12O6 (glicose), é uma ligação covalente e forma moléculas.

Mas por quê? como eu posso saber isso? 
A dúvida surgiu ao fazer esse tipo de exercício aí de cima. Alguém pode me ajudar?

nahgsx
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação covalente: forma molécula ou não? Empty Re: Ligação covalente: forma molécula ou não?

Mensagem por solufkr Sex 23 Out 2020, 22:32

ligação covalente é caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos, com objetivo de formar moléculas estáveis, fundamentada na Teoria do Octeto. Essa ligação, geralmente, ocorre entre os ametais e o hidrogênio.
Ligação covalente: forma molécula ou não? Normal_887silica

Representação da estrutura atômico-molecular do Dióxido de Silício - Sílica (SiO2). Em seu estado natural pode ser encontrado em diversas formas diferentes, ENTRE ELAS, A SÍLICA MOLECULAR.
solufkr
solufkr
Iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo