Classicismo
2 participantes
PiR2 :: Linguagens :: Língua Portuguesa
Página 1 de 1
Classicismo
Leia.
No mar, tanta tormenta e tanto dano,
Tantas vezes a morte apercebida;
Na terra, tanta guerra, tanto engano,
Tanta necessidade aborrecida!
Onde pode acolher-se um fraco humano,
Onde terá segura a curta vida,
Que não se arme e se indigne o Céu sereno
Contra um bicho da terra tão pequeno?
A estrofe citada fecha o primeiro Canto da epopeia Os lusíadas, escrita por Camões em 1572, dedicada a d. Sebastião, último rei português da Dinastia dos Avis. Tendo em vista a escola literária a que Camões pertenceu, as finalidades da epopeia e a estrutura do poema, assinale a única referência incorreta a seguir.
A) Por ter se amparado em modelo clássico, Camões pôde usar na epopeia Os Lusíadas motivações mitológicas como é o caso das passagens Episódio do Gigante Adamastor ou do Concílio dos Deuses.
B) Em Os Lusíadas, louva-se a coragem do povo português, sua história, suas proezas, seu povo.
C) O núcleo da epopeia é a viagem de Vasco da Gama às Índias.
D) O poema épico camoniano é tecido em oitava-rima ou rima real.
E) O poema épico camoniano é a louvação das descobertas ultramarinas, da vida humana em perigo e da confiança dos portugueses na providência divina que os escolhera para serem grandes navegadores no século XVI
No mar, tanta tormenta e tanto dano,
Tantas vezes a morte apercebida;
Na terra, tanta guerra, tanto engano,
Tanta necessidade aborrecida!
Onde pode acolher-se um fraco humano,
Onde terá segura a curta vida,
Que não se arme e se indigne o Céu sereno
Contra um bicho da terra tão pequeno?
A estrofe citada fecha o primeiro Canto da epopeia Os lusíadas, escrita por Camões em 1572, dedicada a d. Sebastião, último rei português da Dinastia dos Avis. Tendo em vista a escola literária a que Camões pertenceu, as finalidades da epopeia e a estrutura do poema, assinale a única referência incorreta a seguir.
A) Por ter se amparado em modelo clássico, Camões pôde usar na epopeia Os Lusíadas motivações mitológicas como é o caso das passagens Episódio do Gigante Adamastor ou do Concílio dos Deuses.
B) Em Os Lusíadas, louva-se a coragem do povo português, sua história, suas proezas, seu povo.
C) O núcleo da epopeia é a viagem de Vasco da Gama às Índias.
D) O poema épico camoniano é tecido em oitava-rima ou rima real.
E) O poema épico camoniano é a louvação das descobertas ultramarinas, da vida humana em perigo e da confiança dos portugueses na providência divina que os escolhera para serem grandes navegadores no século XVI
- Spoiler:
- E
Fibonacci13- Mestre Jedi
Re: Classicismo
Qual seria sua dúvida?
Ceruko- Estrela Dourada
Olá amigo Ceruko, o problema é que não consegui identificar o erro da alternativa E, poderia me explicar por gentileza.
Ficarei Grato.
Ficarei Grato.
Fibonacci13- Mestre Jedi
Então, Fibonacci ,pelo o que eu sei de Camões, ele é um autor antropocentrista, ou seja, valoriza o ser humano e sua racionalidade. Ou seja, em minha opinião, a providência divina não é valorizada por ele, como dito na letra E.
Não sei muito do assunto, então posso estar errado, mas é isso que eu entendi!
Não sei muito do assunto, então posso estar errado, mas é isso que eu entendi!
Ceruko- Estrela Dourada
Obrigado pela ajuda Ceruko, eu pensei que essa "divindade" era pelo fato de ter influência da Antiguidade clássica no período classicista.
Fibonacci13- Mestre Jedi
PiR2 :: Linguagens :: Língua Portuguesa
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos