Oxirredução
3 participantes
Página 1 de 1
Oxirredução
(ITA) Ao misturar solução aquosa de bromato de sódio com solução aquosa ácida de iodeto de potássio ocorre uma reação representada pela equação não balanceada:
1 [latex]BrO3^{-}[/latex] + x[latex]I^{-}[/latex] + yH+ --> 1 [latex]Br^{-}[/latex] + zI2 + wH2O
O balanceamento desta equação pode ser feito pelo método das variações dos números de oxidação. Assinale a opção que contém essas variações para cada átomo e os coeficientes que balanceiam a equação
Variação do número Coeficientes de oxidação
Br O I H x y z w
a) +5 -2 -1 +1 10 12 5 6
b) -1 -2 -1 +1 12 12 3 3
c) +4 +1 -1 +1 6 12 3 6
d) -6 0 +1 0 6 6 3 3
e) -8 0 +1 -1 8 6 4 3
[spoiler="Resposta"][/D]
Bom, não consegui chegar à resposta D. Encontrei apenas a A. Segui a seguinte lógica.
Para BrO3- : x-6=1 > x=+5 (nox Br)
Para I-: nox = -1
Para H: +1
Para O: -2
O Oxigênio e o Hidrogênio mantêm o nox. Mas no Br e I segue a relação entre o delta redox.
Delta Oxidação: I > -1 para 0 = 1
Delta Redução: Br > +5 para -1 = 6
Portanto fica 1[latex]BrO3^{-}[/latex] + 6[latex]I^{-}[/latex] + 6H+ --> 1 [latex]Br^{-}[/latex] + 3I2 + 3H2O
A resposta fica em A, pois nesse caso não achei interferência do coeficiente estequiométrico e o nox, visto que apenas temos que manter a relação entre os coeficientes dos reagentes e produtos. Assim, se X=10 então Z=5 e se Y=12 então W=6. Nesse caso, o balanceamento implica que [latex]BrO3^{-}[/latex] tenha um coeficiente de 2. Mas enfim, isso é o mais próximo que cheguei.
Desde já agradeço
1 [latex]BrO3^{-}[/latex] + x[latex]I^{-}[/latex] + yH+ --> 1 [latex]Br^{-}[/latex] + zI2 + wH2O
O balanceamento desta equação pode ser feito pelo método das variações dos números de oxidação. Assinale a opção que contém essas variações para cada átomo e os coeficientes que balanceiam a equação
Variação do número Coeficientes de oxidação
Br O I H x y z w
a) +5 -2 -1 +1 10 12 5 6
b) -1 -2 -1 +1 12 12 3 3
c) +4 +1 -1 +1 6 12 3 6
d) -6 0 +1 0 6 6 3 3
e) -8 0 +1 -1 8 6 4 3
[spoiler="Resposta"][/D]
Bom, não consegui chegar à resposta D. Encontrei apenas a A. Segui a seguinte lógica.
Para BrO3- : x-6=1 > x=+5 (nox Br)
Para I-: nox = -1
Para H: +1
Para O: -2
O Oxigênio e o Hidrogênio mantêm o nox. Mas no Br e I segue a relação entre o delta redox.
Delta Oxidação: I > -1 para 0 = 1
Delta Redução: Br > +5 para -1 = 6
Portanto fica 1[latex]BrO3^{-}[/latex] + 6[latex]I^{-}[/latex] + 6H+ --> 1 [latex]Br^{-}[/latex] + 3I2 + 3H2O
A resposta fica em A, pois nesse caso não achei interferência do coeficiente estequiométrico e o nox, visto que apenas temos que manter a relação entre os coeficientes dos reagentes e produtos. Assim, se X=10 então Z=5 e se Y=12 então W=6. Nesse caso, o balanceamento implica que [latex]BrO3^{-}[/latex] tenha um coeficiente de 2. Mas enfim, isso é o mais próximo que cheguei.
Desde já agradeço
Última edição por PedroFagundes em Qua 09 Set 2020, 20:28, editado 1 vez(es)
PedroFagundes- Recebeu o sabre de luz
Re: Oxirredução
Eu não entendi como você chegou na alternativa A, já que ela afirma que a variação do nox do Br é 5 e você mesmo concluiu que é 6.
Na verdade, esse 6 é negativo pois a variação do nox é calculada como sendo o nox do produto-nox do reagente.
∆nox Br= -1-(+5)=-6
∆nox I= 0-(-1)=+1
∆nox O = -2-(-2)=0
∆nox H = -1-(-1)=0
Apenas com isso já é possível chegar no gabarito D.
Eu também fiquei em dúvida quanto ao balanceamento
Na verdade, esse 6 é negativo pois a variação do nox é calculada como sendo o nox do produto-nox do reagente.
∆nox Br= -1-(+5)=-6
∆nox I= 0-(-1)=+1
∆nox O = -2-(-2)=0
∆nox H = -1-(-1)=0
Apenas com isso já é possível chegar no gabarito D.
Eu também fiquei em dúvida quanto ao balanceamento
marcosprb- Mestre Jedi
Marcos, falta de atenção minha.
Sinto que às vezes eu tenho um regresso intelectual... rsrsrs
Você está corretíssimo, a questão se refere à variação e não ao NOX!
Obrigado pela ajuda, mestre!
Sinto que às vezes eu tenho um regresso intelectual... rsrsrs
Você está corretíssimo, a questão se refere à variação e não ao NOX!
Obrigado pela ajuda, mestre!
PedroFagundes- Recebeu o sabre de luz
Lembre-se sempre que nesse tipo de questão é importante balancear as cargas da equação também, sabendo isso fica mais simples de resolver depois.
LuquITA- Iniciante
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos