A maior fronteira simbólica do mundo
2 participantes
Página 1 de 1
A maior fronteira simbólica do mundo
Na atual conjuntura mundial, as fronteiras adquirem significados distintos. Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:
1. No mundo contemporâneo, em que o capital transita livremente, a fronteira perdeu o sentido, não havendo, na prática, limites entre países.
2. A criação de blocos econômicos como o da União Européia propicia a expansão de fronteiras econômicas, seja pela abertura de mercados internos, seja pela livre circulação de pessoas, serviços e capitais.
3. As fronteiras têm, atualmente, um papel contraditório. Se a mundialização as desacredita, certas características culturais e de proteção de recursos naturais as mantêm vivas.
4. A maior fronteira simbólica do mundo corresponde à divisão entre o “norte” e o “sul”, ou seja, entre nações ricas e nações pobres ou emergentes, configurando uma fronteira econômica, tecnológica e cultural que se torna, cada vez mais, de difícil transposição.
Gab.: 2,3 e 4
Dúvida: Como eu afirmo que a "maior fronteira simbólica do mundo corresponde à divisão entre o “norte” e o “sul”"??
1. No mundo contemporâneo, em que o capital transita livremente, a fronteira perdeu o sentido, não havendo, na prática, limites entre países.
2. A criação de blocos econômicos como o da União Européia propicia a expansão de fronteiras econômicas, seja pela abertura de mercados internos, seja pela livre circulação de pessoas, serviços e capitais.
3. As fronteiras têm, atualmente, um papel contraditório. Se a mundialização as desacredita, certas características culturais e de proteção de recursos naturais as mantêm vivas.
4. A maior fronteira simbólica do mundo corresponde à divisão entre o “norte” e o “sul”, ou seja, entre nações ricas e nações pobres ou emergentes, configurando uma fronteira econômica, tecnológica e cultural que se torna, cada vez mais, de difícil transposição.
Gab.: 2,3 e 4
Dúvida: Como eu afirmo que a "maior fronteira simbólica do mundo corresponde à divisão entre o “norte” e o “sul”"??
RAFA&L- Estrela Dourada
Re: A maior fronteira simbólica do mundo
Olha o tamanho do "norte" mundial: uma faixa enorme embaixo dos EUA,atravessa o Oceano Atlântico,sul da Espanha,sul da Itália,sul da Eslovênia,sul da Croácia, Montenegro, Grécia,Turquia, Rússia,desce pegando a Coréia do Sul,o Japão e desce mais para pegar Austrália e Nova Zelândia e volta aos EUA,para cima.
E o resto disso,é o mundo do sul,subdesenvolvido. A fronteira é enorme.
E o resto disso,é o mundo do sul,subdesenvolvido. A fronteira é enorme.
Pedro Celso Silva- Matador
Re: A maior fronteira simbólica do mundo
Ahh, geograficamente faz sentido. Eu tinha pensado em "maior" sendo tipo "o mais importante", ai fiquei em dúvida em como (com base em quê) eu poderia afirmar que seria a "maior" [mais importante/mais conhecida] fronteira simbólica. Interpretei errado. Obrigado.
RAFA&L- Estrela Dourada