PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A maior fronteira simbólica do mundo

2 participantes

Ir para baixo

A maior fronteira simbólica do mundo Empty A maior fronteira simbólica do mundo

Mensagem por RAFA&L Ter 18 Ago 2020, 00:26

Na atual conjuntura mundial, as fronteiras adquirem significados distintos. Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas: 

1. No mundo contemporâneo, em que o capital transita livremente, a fronteira perdeu o sentido, não havendo, na prática, limites entre países. 
2. A criação de blocos econômicos como o da União Européia propicia a expansão de fronteiras econômicas, seja pela abertura de mercados internos, seja pela livre circulação de pessoas, serviços e capitais. 
3. As fronteiras têm, atualmente, um papel contraditório. Se a mundialização as desacredita, certas características culturais e de proteção de recursos naturais as mantêm vivas. 
4. A maior fronteira simbólica do mundo corresponde à divisão entre o “norte” e o “sul”, ou seja, entre nações ricas e nações pobres ou emergentes, configurando uma fronteira econômica, tecnológica e cultural que se torna, cada vez mais, de difícil transposição. 

Gab.: 2,3 e 4
Dúvida: Como eu afirmo que a "maior fronteira simbólica do mundo corresponde à divisão entre o “norte” e o “sul”"??

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Ir para o topo Ir para baixo

A maior fronteira simbólica do mundo Empty Re: A maior fronteira simbólica do mundo

Mensagem por Pedro Celso Silva Ter 18 Ago 2020, 00:46

Olha o tamanho do "norte" mundial: uma faixa enorme embaixo dos EUA,atravessa o Oceano Atlântico,sul da Espanha,sul da Itália,sul da Eslovênia,sul da Croácia, Montenegro, Grécia,Turquia, Rússia,desce pegando a Coréia do Sul,o Japão e desce mais para pegar Austrália e Nova Zelândia e volta aos EUA,para cima.
E o resto disso,é o mundo do sul,subdesenvolvido. A fronteira é enorme.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

A maior fronteira simbólica do mundo Empty Re: A maior fronteira simbólica do mundo

Mensagem por RAFA&L Ter 18 Ago 2020, 01:19

Ahh, geograficamente faz sentido. Eu tinha pensado em "maior" sendo tipo "o mais importante", ai fiquei em dúvida em como (com base em quê) eu poderia afirmar que seria a "maior" [mais importante/mais conhecida] fronteira simbólica. Interpretei errado. Obrigado.

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo