PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DNA e código genético

3 participantes

Ir para baixo

DNA e código genético Empty DNA e código genético

Mensagem por katalina Sáb 08 Ago 2020, 10:50

Quando existe uma alteração no DNA, ocorre alteração no código genético? Eu sei que não, mas por qual motivo?
Quando há formação de um transgênico, ocorre a alteração do código genético? Também sei que não ocorre, todavia, por qual motivo?

Sei que o código genético está relacionado com "códon" do RNAm, mas o RNAm é formado pelo dna, transcrição, ou seja, por que pode haver alteração no DNA e o código genético fica isento?

katalina
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 34
Localização : São Paulo, São Paulo e Brasil.

katalina gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

DNA e código genético Empty Re: DNA e código genético

Mensagem por BatataLaranja345 Sáb 08 Ago 2020, 11:55

Olá katalina! Bom dia! Tentarei te ajudar, vamos que vamos:

Então, eu pesquisei por um tempo aqui, e achei uma explicação que, talvez, possa ser útil a você. Vamos lá:
Essa explicação fala que existe 20 tipos de aminoácidos, mas 61 trincas diferentes entre si que podem codificar esses 20 carinhas. Então, se eu altero alguma delas, em tese, não haverá "problema", pois haverá outras para substituí-las. E, lembrando que, o código genético é uma relação que existe entre as sequências das bases no DNA e a sequência corresponde dos aminoácidos, na proteína.

E, isso nós podemos traduzir para algo mais simples:
Imagina o código genético como uma lingua! Ela vai ser constituída por um dicionário de palavras(que é a tabela do código genético) e por uma gramática(que irá mostrar as propriedades do código) e, com isso, será estabelecido, meio que uma mensagem codificada no material genético. E essa mensagem será traduzida em uma sequência de aminoácidos na, no caso, cadeia polipeptídica.

Infelizmente, só isso que eu achei na internet; você parece dominar o assunto bem melhor que eu. Espero que isso lhe ajude a entender, se permanecer com a dúvida, poste aqui novamente; que eu e os outros podem lhe ajudar. Vlw! Abraços!  cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

katalina gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

DNA e código genético Empty Re: DNA e código genético

Mensagem por marcosprb Sáb 08 Ago 2020, 12:46

O código genético é universal e degenerado.
Ser universal significa que todos os seres vivos fazem a leitura dos códons da mesma maneira. Não é possível alterar o código genético.
Ser degenerado significa existe mais de um códon produzindo um mesmo aminoácido, como o BatataLaranja345 explicou.
Por exemplo, o aminoácido cisteína é produzido tanto a partir do códon UGU quando pelo códon UGC. São chamados códons sinônimos.
Normalmente os códons sinônimos tem as duas primeiras bases iguais e apenas a terceira base muda.

Isso nos ajuda a entender o conceito de mutação silenciosa.
Digamos a cisteína deveria ser sintetizada a partir do códon UGU, mas houve uma mutação nesse códon e ele passou a ser UGC.
Na prática, não haverá prejuízo na síntese da proteína, já que ambos os códons sintetizam o mesmo aminoácido.

Entretando, poderia haver também outros tipos de mutação. Se houvesse uma modificação do códon UGU para o códon UGG, o novo aminoácido produzido seria o triptofano. Portanto, haverá uma mutação prejudicial na cadeia polipeptídica, e por consequência, na proteína.

DNA e código genético Czdons10
marcosprb
marcosprb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 825
Data de inscrição : 08/05/2017

katalina gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

DNA e código genético Empty Re: DNA e código genético

Mensagem por katalina Sáb 08 Ago 2020, 12:53

Obrigado, amigos. Consegui compreender.

katalina
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 34
Localização : São Paulo, São Paulo e Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

DNA e código genético Empty Re: DNA e código genético

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos