FUVEST 1997 - interpretação de texto, 2ª fase
2 participantes
PiR2 :: Linguagens :: Língua Portuguesa
Página 1 de 1
FUVEST 1997 - interpretação de texto, 2ª fase
No dia 19, Juscelino registrou a amargura que lhe dominava: "Não estou bem por dentro", anotou. "Uma das razões que tornaram (sic) triste a longa permanência na fazenda é a ausência de alguns amigos."
[O Estado de S. Paulo, 14/03/96, A7]
Usa-se sic entre parênteses, numa citação, para indicar que o texto original é aquele mesmo, por errado ou estranho que pareça.
a) Apresente uma justificativa para aceitar ou não o sic usado pelo autor do texto.
b) Há no texto uma construção que justifica o emprego do sic. Transcreva-a, aplicando sic no lugar adequado.
pessoal, como vocês fariam essa questão ?
eu pensei, no item a), que foi utilizado para corrigir algum erro de pontuação, como uma vírgula colocada em um local indevido e que, por isso, foi corrigido com o sic.
b) não sei
[O Estado de S. Paulo, 14/03/96, A7]
Usa-se sic entre parênteses, numa citação, para indicar que o texto original é aquele mesmo, por errado ou estranho que pareça.
a) Apresente uma justificativa para aceitar ou não o sic usado pelo autor do texto.
b) Há no texto uma construção que justifica o emprego do sic. Transcreva-a, aplicando sic no lugar adequado.
pessoal, como vocês fariam essa questão ?
eu pensei, no item a), que foi utilizado para corrigir algum erro de pontuação, como uma vírgula colocada em um local indevido e que, por isso, foi corrigido com o sic.
b) não sei
Última edição por JohnnyC em Qui 18 Jun 2020, 19:19, editado 1 vez(es)
JohnnyC- Estrela Dourada
Re: FUVEST 1997 - interpretação de texto, 2ª fase
O (sic) foi colocado para mostrar que houve um erro na citação. O correto seria em negrito:
"Uma das razões que tornou (sic) triste a longa permanência na fazenda é a ausência de alguns amigos."
"Uma das razões que tornou (sic) triste a longa permanência na fazenda é a ausência de alguns amigos."
Elcioschin- Grande Mestre
Re: FUVEST 1997 - interpretação de texto, 2ª fase
Ah, Mestre! Além de crack nas exatas, é culto no português haha.
Muito obrigado, Mestre Elcio.
Muito obrigado, Mestre Elcio.
JohnnyC- Estrela Dourada