PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colocação Pronominal

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Colocação Pronominal

Mensagem por brunoftx Qui 07 maio 2020, 14:32

Em relação à colocação dos pronomes oblíquos, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, assinale a alternativa incorreta.

A)No enunciado “Devo dar-lhe o meu apoio para o bem de todos os que acreditaram no meu trabalho”, o pronome pode ser colocado depois da locução verbal.

B)No enunciado “Não posso confessar-lhe tudo agora porque temo as ameaças”, o pronome deve obrigatoriamente ser colocado depois da locução verbal.

C)No enunciado “Com o passar do tempo, ela se ia transformado em uma mulher linda”, o pronome pode ser colocado antes, depois ou no meio da locução verbal.

D)No enunciado “Tinham-no prevenido há dias de sua péssima situação na empresa”, o pronome deve ser colocado preferencialmente no meio da locução verbal.

Qual a razão de a C estar correta, tendo em vista que a ênclise nunca admite o particípio, no caso em tela( ela ia transformado-se em (...))

Na letra B fiquei confuso, pois achei que o infinitivo impessoal aceitaria a ênclise. Ou é porque a regra da próclise se soprepõem ? Obrigado!


Última edição por brunoftx em Qui 07 maio 2020, 15:44, editado 1 vez(es)
brunoftx
brunoftx
Padawan
Padawan

Mensagens : 59
Data de inscrição : 18/03/2014
Idade : 26
Localização : Montes Claros

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Colocação Pronominal

Mensagem por Wanderlei Costa Qui 07 maio 2020, 15:26

Na B não é obrigatório colocar o pronome oblíquo depois do verbo no infinitivo, já que pela regra ele poder ser posto antes, no meio ou depois da locução verbal, dependendo se haverá fator de prócrise ou não, no caso da B há o fator de prócrise: o advérbio não. Por está razão ela está incorreta.

Na C, realmente tem um equívoco, pois como você disse não se pode colocar pronome oblíquo depois do verbo no particípio. Parece que está frase deveria ser escrita com o verbo no gerúndio: ela se ia transformando em uma mulher linda.
Wanderlei Costa
Wanderlei Costa
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 165
Data de inscrição : 20/03/2019
Idade : 25
Localização : Cachoeiras de Macacu, Rj, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Colocação Pronominal

Mensagem por brunoftx Qui 07 maio 2020, 15:44

Verdade, creio que na C deveria ser "transformando". Muito obrigado, Wanderlei!
brunoftx
brunoftx
Padawan
Padawan

Mensagens : 59
Data de inscrição : 18/03/2014
Idade : 26
Localização : Montes Claros

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Colocação Pronominal

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos