Os desafios da formação universitária (ENEM)
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Os desafios da formação universitária (ENEM)
Relembrando a primeira mensagem :
Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos
garante a todos os indivíduos o direito a educação. Contudo, quando se observa
os grandes desafios para a formação universitária no Brasil, percebe-se que esse
direto não saiu do papel. Nesse contexto, é preciso entender suas verdadeiras
causas para solucionar esse problema.
Hodiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional
acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Entretanto,
essa não é a realidade e o resultado disso é a falta de conhecimento básico do
aluno. Por conseguinte, leva a uma alta evasão de estudantes que não tiveram
o direito a um ensino público de qualidade.
Ademais, muitos estudantes precisam trabalhar, principalmente, aqueles que
frequentaram a escola pública, dificultando ainda mais sua formação. Esse
problema impede a democratização do acesso ao ensino superior para a população
mais pobre, uma vez que esse discente não consegue recuperar o atraso que teve
na escola pública por precisar trabalhar.
Portanto, medidas são necessárias para mitigar o impasse. Urge que o Tribunal de
Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério da Educação, será
usado como ajuda financeira aos universitários de baixa renda, a fim de permitir que
esses estudantes se dediquem majoritariamente a sua formação. Além disso, cabe ao
docente passar revisões periódicas, por meio de aulas, pesquisas e trabalhos, a fim de
garantir que o estudante não esqueça o que aprendeu. Espera-se com essas medidas
reduzir as dificuldades do universitário e garantir que a Declaração dos Direitos Humanos
seja empregada na prática.
Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos
garante a todos os indivíduos o direito a educação. Contudo, quando se observa
os grandes desafios para a formação universitária no Brasil, percebe-se que esse
direto não saiu do papel. Nesse contexto, é preciso entender suas verdadeiras
causas para solucionar esse problema.
Hodiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional
acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Entretanto,
essa não é a realidade e o resultado disso é a falta de conhecimento básico do
aluno. Por conseguinte, leva a uma alta evasão de estudantes que não tiveram
o direito a um ensino público de qualidade.
Ademais, muitos estudantes precisam trabalhar, principalmente, aqueles que
frequentaram a escola pública, dificultando ainda mais sua formação. Esse
problema impede a democratização do acesso ao ensino superior para a população
mais pobre, uma vez que esse discente não consegue recuperar o atraso que teve
na escola pública por precisar trabalhar.
Portanto, medidas são necessárias para mitigar o impasse. Urge que o Tribunal de
Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério da Educação, será
usado como ajuda financeira aos universitários de baixa renda, a fim de permitir que
esses estudantes se dediquem majoritariamente a sua formação. Além disso, cabe ao
docente passar revisões periódicas, por meio de aulas, pesquisas e trabalhos, a fim de
garantir que o estudante não esqueça o que aprendeu. Espera-se com essas medidas
reduzir as dificuldades do universitário e garantir que a Declaração dos Direitos Humanos
seja empregada na prática.
Roberto267- Iniciante
- Mensagens : 47
Data de inscrição : 19/07/2019
Idade : 21
Localização : Guarulhos, Sp, Brasil
Re: Os desafios da formação universitária (ENEM)
Roberto267 escreveu:Obrigado por me dar uma visão melhor de como é a faculdade, nem parei para pensar que normalmente não se tem tempo.Giovana Martins escreveu:Oiii, Roberto. Eu nunca posto nada por aqui pois me faltam conhecimentos técnicos sobre redação, gramática ou português em geral, porém, eu sempre leio os textos que o pessoal posta nessa seção. Sempre há coisas interessantes e pensamentos criativos. O seu texto me chamou a atenção porque eu sempre leio coisas sobre educação e acho que esse tema poderia ser um pouco mais debatido pelo menos aqui na universidade onde eu estudo. Apenas para te dar um parâmetro geral de como funciona aqui, os conhecimentos sobre os conteúdos do ciclo básico são um pouco desbalanceados. No geral, em cada turma (40 alunos) há um grupo pequeno que tem uma base bastante sólida, outros que estão na média (passam nas matérias, porém nem sempre com notas boas) e um grupo considerável que não consegue arcar com as dificuldades do curso e naturalmente acaba reprovando e levando mais que o tempo necessário para se formar ou então, no caso mais crítico, acaba abandonando o curso. Enfim, para o texto não ficar extenso demais, a partir daqui vou direto ao ponto. Particularmente, achei os dois últimos parágrafos da sua redação frágeis. O penúltimo parágrafo da sua redação me passou uma ideia de que o universitário deveria melhorar a sua base enquanto está na universidade, o que entra em conflito com o seu segundo parágrafo. Isso não me parece muito adequado e nem viável. As aulas nas universidades duram duas horas nos casos dos cursos da modalidade integral. Nos cursos de um único período, se eu não me engano, as aulas duram uma hora. O que eu quero dizer é que, na minha opinião, não há tempo para o aluno construir uma base enquanto está na graduação. Mesmo as aulas durando duas horas, em muitos casos, esse tempo ainda assim é muito curto, principalmente quando a matéria é complexa. Há semestres que a pessoa tem 8 ou 9 matérias, o que dificulta o estudo por livros e aí surgem as apostilas, resumos ou então o próprio caderno com as anotações feitas em sala de aula como fontes de estudo. E aqui entra parte do seu último parágrafo que eu acho inviável. O calendário acadêmico é feito antes do semestre se iniciar. Nesse calendário é proposto como será distribuído o plano de ensino ao longo do semestre. Dada a falta de tempo, nesse calendário não são incluídas revisões das matérias. Eu gostei do segundo parágrafo. Acho até que o texto deveria ir por esse caminho. Eu acredito que a melhor forma de diminuir a evasão acadêmica seja com um ensino de base (fundamental e médio) forte.
Particularmente eu não gosto muito do modelo de redação do ENEM. Sempre que eu leio as redações do ENEM sinto aquela sensação de déjà vu devido a padronização da estrutura dos textos propostos pela banca. A propósito, eles dão mais pontuação para quem escreve de forma mais rebuscada? Pergunto isso por causa do termo "hodiernamente". Pelo contexto deu para entender o significa da palavra, porém, confesso que eu não a conhecia e sei lá, ela não me parece muito comum. Estou falando besteira quanto a isso? Acho que no lugar dela eu colocaria algo como "no momento presente". Seria clichê?
Enfim, eu não sou a dona da verdade e nem quero ser. POR FAVOR, entenda tudo o que eu disse de forma amistosa. Eu não tenho um conhecimento profundo sobre o tema. Apenas leio sobre para não ficar alheia aquilo que me cerca. Tudo o que eu disse aqui é apenas a minha opinião. Sinta-se a vontade para discordar ou ignorar. Apenas quis dar uma outra visão (que por sinal foi bem superficial) sobre como funciona o meio acadêmico.
Nota: tudo o que eu disse acima se resume ao ciclo básico, o qual engloba matérias em comum com os ensinos fundamental e médio e que é uma parte do curso na qual há muitas reprovações. Sobre o ciclo específico nada posso dizer.
Disponha. Continue escrevendo. O seu texto não é ruim só precisa de ajustes e um pouco mais de pesquisa sobre o tema. Escrever é uma coisa difícil. Morro de inveja daqueles que praticam e obtém bons resultados nessa parte. Não domino essa arte .
Giovana Martins- Grande Mestre
- Mensagens : 8567
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 24
Localização : São Paulo
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