PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conector de três pinos e rede elétrica

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Conector de três pinos e rede elétrica

Mensagem por Giovana Martins Dom 23 Fev 2020, 00:12

Oiii.

Tem algum tempo que estou tentando fazer um circuito elétrico para um equipamento que eu tenho aqui mas estou tendo dificuldades com a parte elétrica da coisa e estou buscando informações para não fazer besteira  Razz  Razz Embarassed  .

A minha casa não é adaptada em relação às tomadas de três pinos. O que aconteceria se eu removesse o pino de aterramento do meu aparelho para que eu possa conectá-lo? Eu correria riscos de tomar choques ou então de queimar o meu aparelho?

É claro que eu não farei isso. Já comprei um adaptador para contornar o problema das minhas tomadas.

Primeira dúvida. Quando eu tenho aqueles conectores de três pinos, vamos supor que eu removesse a fase ou neutro (pensando numa conexão de 127 V) e deixasse apenas o terra e o fase ou então o terra e o neutro ligasse na tomada? O que aconteceria. Eu suponho que nada até porque a tensão de 127 V está associada ao fase e o neutro. Mas na situação que eu propus poderia surgir corrente?

Segunda dúvida. O neutro tem potencial nulo? Pergunto isso porque eu andei pesquisando e conclui o seguinte. A rede elétrica (lá no poste) tem três fases. Aí essas fases chegam em um transformador e de lá saem 2 fases e 1 neutro ou 3 fases e 1 neutro e vão para as nossas casas, certo? E tipo, pelo que vi no neutro não passa corrente elétrica, daí surge a minha pergunta.

Eu não sei se esta minha segunda dúvida tem sentido, porque a tensão tem valor comparativo entre um fio e outro, por exemplo, se pegarmos uma tomada de 127 V a gente tem um fase e um neutro e o fase tem 127 V em relação ao neutro (na rede elétrica de São Paulo pelo menos).

Enfim, gostaria de sugestões ou correções em relação as dúvidas que eu tenho.

Obrigada!!!


Última edição por Giovana Martins em Dom 23 Fev 2020, 15:27, editado 1 vez(es)

Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7693
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Conector de três pinos e rede elétrica

Mensagem por Elcioschin Dom 23 Fev 2020, 00:52

Sim, nas instalações de 127 V o fio neutro tem o potencial nulo e o fio fase tem potencial de 127 V

Por questões de segurança os equipamentos mais perigosos (máquina de lavar roupa, máquina de lavar pratos, chuveiro elétrico, etc., que trabalham com água, devem ter sua carcaças ligadas à terra, através de um fio terra (pelas normas deve ser um fio verde). 

Evidentemente a instalação elétrica da sua casa ou apartamento/prédio deve ter um aterramento (geralmente constituído por barras de cobre enterradas no solo).

O fio terra  não tem nada a ver com o fio neutro (embora o fio neutro possa ser aterrado). 

Um cuidado especial: os chuveiros tem corrente elevada, e devido a isto não se deve usar tomadas neles, pois a tomada aqueceria muito e tenderia a derreter, provocando um curto-circuito. Neste caso deve-se usar um conector triplo (de porcelana, para suportar o calor sem derreter): um para a fase, outro para o neutro e o 3º (geralmente no meio dos outros dois), para o fio terra.

Às vezes é necessário fazer adaptações: no meu apê eu tive que trocar uma tomada comum de três pinos por outra de três pinos (que aguenta maior corrente), para ligar uma cafeteira elétrica que já vinha com plugue de três pinos mais grossos.

Os aparelhos devem sempre funcionar entre fase e neutro (o fio terra é somente para segurança). Então não se deve fazer as alterações da 1ª dúvida.

Tudo o que eu falei acima vale para 127 V ou 220 V entre fase e neutro. Existem alguns casos raros onde o 220 V é entre duas fases (minha cidade Santos é assim) e a situação é um pouco mais complicada.

A maioria das residências recebe apenas 2 fios: a fase e o neutro.
Algumas recebem 3 fios: 2 fases e 1 neutro. Neste caso pode-se ter, por exemplo, o chuveiro ligado em 220 V, entre fases (para a corrente ser menor) e os demais equipamentos ligados em 110 V entre fase e neutro.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71854
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Conector de três pinos e rede elétrica

Mensagem por Giovana Martins Dom 23 Fev 2020, 01:07

Muito bom, Élcio. Deu para entender perfeitamente. Obrigada.

"O fio terra  não tem nada a ver com o fio neutro (embora o fio neutro possa ser aterrado)."

Tem algum motivo especial para aterrar o fio neutro?

Só mais uma coisa. Tipo nessa caixa de disjuntor os fios pretos são as fases vindo da rede elétrica, certo? Aí bem ali na região indicada (pelo retângulo amarelo) seria dois fases mais um terra indo para uma tomada e caracterizando ela como 220 V, certo? Se sim, esse seria o caso aí de Santos (apontado pela seta amarela)?

Conector de três pinos e rede elétrica Scree210

Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7693
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Conector de três pinos e rede elétrica

Mensagem por Elcioschin Dom 23 Fev 2020, 10:08

O aterramento do fio neutro garante que o potencial elétrico do fio neutro é nulo.

Num sistema trifásico de 220 V, no transformador da rua, pode existir um neutro. Neste caso a tensão entre cada duas fases vale 220 V e entre cada fase e o neutro vale 127 V (127.√3 = 220) 

Esta caixa não é o padrão de Santos: como regra geral, em Santos o padrão é apenas 2 fases (220 V) e não existe neutro. Mas, o usuário que quiser pode pedir uma ligação com fio neutro para ter também a possibilidade de usar 110 V. Isto acontece, por exemplo quando uma pessoa muda de São Paulo para Santos e leva todos os seus equipamentos de 110 V

Em São Vicente o padrão é 110 V fase neutro. Mas, o usuário que quiser pode pedir um outra fase para ter também a possibilidade de usar 220 V, entre fases (para o chuveiro)

Na caixa, o fio verde é o fio terra. Este fio deverá circular por toda a casa, para alimentar os chuveiros e todas as  tomadas que vão necessitar ter as carcaças dos equipamentos aterradas.

O motivo de aterrar as carcaças é o seguinte: pode acontecer que, por um defeito ou má instalação, o fio fase encoste na carcaça (por exemplo da máquina de lavar roupa). Neste caso a carcaça fica energizada com 110 V (por exemplo). Se uma pessoa encostar na máquina vai levar choque; e, se a pessoa estiver molhada o choque será bem pior, podendo até resultar em acidente fatal (isto acontece quando a pessoa, com os pés molhados, toca na carcaça do chuveiro, para mudar de verão para inverno). Com o aterramento da carcaça, assim que a fase toca nela, o disjuntor do equipamento desliga.

Parece-me que em São José dos campos a tensão é 220 V entre fase e neutro (neste caso, na rua, a tensão entre cada duas fases vale 220.√3 = 380 V). Neste sistema não existe a possibilidade de se obter 110 V
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71854
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Conector de três pinos e rede elétrica

Mensagem por Giovana Martins Dom 23 Fev 2020, 12:00

Muito interessante. São várias as possibilidades então. Não é só ligar fiozinho com fiozinho kkkkk. No caso eu estou mexendo com um Arduino. Comprei ele recentemente mas ainda não sei mexer bem. Eu quero esquematizar um sensor de movimento no meu quarto Smile.

"Esta caixa não é o padrão de Santos: como regra geral, em Santos o padrão é apenas 2 fases (220 V) e não existe neutro. Mas, o usuário que quiser pode pedir uma ligação com fio neutro para ter também a possibilidade de usar 110 V. Isto acontece, por exemplo quando uma pessoa muda de São Paulo para Santos e leva todos os seus equipamentos de 110 V.

Ao invés de pedir uma ligação com fio neutro para ter a possibilidade de usar o 110 V, o que eu suponho que saia mais caro, eu não poderia simplesmente usar um adaptador com transformador para resolver esse problema?

Obrigada.

Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7693
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Conector de três pinos e rede elétrica

Mensagem por Elcioschin Dom 23 Fev 2020, 12:19

Até poderia nas não vale a pena.

Pedindo um sistema de 110 V adicional em Santos, certamente paga-se uma taxa de instalação, mas esta taxa é única.

Se você optar por colocar transformadores de 220/110 vai precisar de vários: para a geladeira, para a máquina de lavar roupa, para a secadora, para a máquina de lavar pratos, chuveiros, aquecedores de água para cozinha ou para banheiros (todos trazidos, por exemplo, de São Paulo para Santos)

Acontece que as potências destes equipamentos são elevadas e os transformadores devem suportar estas potências e são grandes e pesados. Além disso durante o tempo em que estão operando, estes transformadores aquecem, ocasionando perda de energia e conta de luz mais alta. No caso da geladeira, por exemplo, o uso seria contínuo!

Tinha me esquecido: os dois fios vermelhos são duas fases (vermelho é sinal de perigo) e os dois fios pretos são neutros (usa-se dois frios neutros, para cada um conduzir a metade da corrente total da sua casa)

Acho que você vai se tornar uma engenheira elétrica, como eu (kkkk)


Última edição por Elcioschin em Dom 23 Fev 2020, 12:26, editado 1 vez(es)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71854
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Conector de três pinos e rede elétrica

Mensagem por Giovana Martins Dom 23 Fev 2020, 12:24

"Acontece que as potências destes equipamentos são elevadas e os transformadores devem suportar estas potências e são grandes e pesados. Além disso durante o tempo em que estão operando, estes transformadores aquecem, ocasionando perda de energia e conta de luz mais alta."

É, o barato sai caro kkkkk.

Muito obrigada, Élcio. Foi de grande ajuda!!!

Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7693
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Conector de três pinos e rede elétrica

Mensagem por Elcioschin Dom 23 Fev 2020, 12:28

Acrescentei que, no caso da geladeira, o uso do transformador seria contínuo e gastaria sempre.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71854
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Conector de três pinos e rede elétrica

Mensagem por Giovana Martins Dom 23 Fev 2020, 12:47

Obrigada.

"Acho que você vai se tornar uma engenheira elétrica, como eu (kkkk)"

Eu achava que esse assunto seria extremamente chato, mas está sendo o oposto kkkkk. Eu montei um circuito aqui para funcionar como abajur. Ele é bem simples, mas é muito gratificante ver ele acendendo e desligando de acordo com o meu comando kkkkk.

Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7693
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Conector de três pinos e rede elétrica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos