PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ufrgs história 2019 Q18

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido ufrgs história 2019 Q18

Mensagem por folettinhomed Sáb 14 Set 2019, 20:47

Leia as afirmações abaixo, sobre a história do Oriente Médio contemporâneo.
I - Durante a Guerra dos Seis Dias (1967), os países árabes infligiram uma dura derrota a Israel e recuperaram os territórios perdidos durante a guerra árabe-israelense de 1948.
II - Em 1990, após três décadas de separação, Iêmen do Norte e Iêmen do Sul foram reunificados, o que não impediu a eclosão de uma guerra civil entre facções rivais em 1994.
III - Nas últimas décadas, Irã e Arábia Saudita têm competido pela liderança religiosa e econômica da região, o que levou a conflitos geopolíticos entre os países, como, por exemplo, seus diferentes papéis na atual guerra civil na Síria.
Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.

Poderiam explicar? Obrigado!!


Última edição por folettinhomed em Dom 15 Set 2019, 20:50, editado 1 vez(es)
folettinhomed
folettinhomed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 988
Data de inscrição : 23/02/2019
Idade : 23
Localização : Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: ufrgs história 2019 Q18

Mensagem por Pedro Celso Silva Dom 15 Set 2019, 20:35

A 1 está errada,porque;na Guerra dos Seis Dias, Israel inflingiu uma dura derrota aos países árabes e ocupou a Península do Sinai e as Colinas de Golã.
A 2 está certa. É verdade,o Iemen do Norte era apoiado pelas potências capitalistas e o do Sul, pela URSS. O país foi reunificado,mas alguns grupos estavam insatisfeitos com a unificação.
3 está certa. A Arábia Saudita se tornou o aliado americano no Oriente Médio,após a Revolução Iraniana de 1979. O Irã era o aliado americano,até a revolução islâmica expulsar os americanos do país. Precisando de um substituto,os EUA passaram a apoiar a Arábia Saudita. Coincidentemente, a Arábia Saudita tem as maiores reservas de petróleo do mundo. Lembremos que,a Arábia Saudita possui Meca,a cidade sagrada dos muçulmanos;onde há a peregrinação de todos os muçulmanos que têm condições ao menos uma vez na vida. Medina,cidade onde Maomé,o profeta peregrinou até Meca. Logo,há a liderança religiosa e econômica. E sim,o ISIS (Estado Islâmico),que está causando esse caos na Síria e no Iraque,ele é sunita,mas existe uma vertente wahabista. Esse wahabismo existe e é cultuado em partes da Arábia Saudita. Isso cria indícios e vertentes que alegam que a Arábia Saudita não só apóia,como sustenta e defende o ISIS. Algo que é terrivelmente ruim para a Síria,que já teve grandes partes de seu território tomado pelo califado.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos