PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

República da Espada - Governo Floriano

3 participantes

Ir para baixo

República da Espada - Governo Floriano Empty República da Espada - Governo Floriano

Mensagem por monica_geller Sex 19 Jul 2019, 13:25

O marechal Floriano Peixoto, em sua política econômico financeira,

a) orientou-se no sentido de apoiar a lavoura, principalmente a cafeeira, cuja situação era precária devido à diminuição da demanda nos mercados internacionais.
b) procurou combater a inflação, contando para isso com a colaboração de seu Ministro da Fazenda, Joaquim Murtinho.
c) buscou particularmente a diversificação de produtos agrícolas, buscando substituir o café pelo algodão, cacau e açúcar, como produtos básicos de nossa economia exportadora; como conseqüência ocorreram rebeliões contra o governo central, promovidas pela oligarquia cafeicultora paulista.
d) orientou-se no sentido de promover a industrialização do país através de uma política de empréstimos e financiamentos.
e) visando a diminuir a dívida externa do Brasil, pagou a maior parte de nossos débitos no exterior, principalmente junto aos Estados Unidos.

Alguém consegue me explicar o porquê que a A é a correta?
A meu ver, a economia cafeeira ia bem nessa época e a crise só viria alguns anos após.

Agradeço desde já quem tentar me ajudar! Smile 
monica_geller
monica_geller
Jedi
Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

República da Espada - Governo Floriano Empty Re: República da Espada - Governo Floriano

Mensagem por Francisco+1 Sex 19 Jul 2019, 18:46

Monica para falar a verdade eu tenho também dúvidas sobre essa questão, veja no livro do Cláudio Vicentino (História do Brasil) está escrito:
"Pararelamente, Floriano estimulava a indústria, autorizando o Banco do Brasil a abrir uma linha de crédito de 100 mil contis de réis em 1892. As leis alfandegárias foram revistas, preparando-se um projeto de reforma que visava estabelecer o protecionismo..." (História do Brasil, p.276)
Descarta-se a última alternativa com base nos gastos feitos para a aquisição de dois navios (super navios para a época) em prol de combater a Segunda Revolta da Armada (Armada era o nome que a Marinha recebeu na época).
A alternativa C também entra em desacordo com as discussões do assunto, no mesmo livro, a Oligarquia via em Floriano uma forma de controlar esse novo regime e conter as agitações sociais (a priori...)
Já o site InfoEscola coloca:
"O governo de Floriano Peixoto buscou estabelecer um governo estável, respaldando-se no apoio da Marinha representada pelo ministro Custódio de Melo, e nos cafeicultores paulistas no Ministério da Fazenda ocupado por Rodrigues Alves."
Resumo da ópera, a "A" ou a "D" está correta?

Francisco+1
Jedi
Jedi

República da Espada - Governo Floriano Empty Re: República da Espada - Governo Floriano

Mensagem por Pedro Celso Silva Sex 19 Jul 2019, 18:49

A indústria no Brasil só começou nos anos 30,com a Quebra da Bolsa de Nova York. O embrião fora na I Guerra,quando o Brasilzão enviava produtos para a Europa,que estava destruída

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagem por monica_geller Sáb 20 Jul 2019, 00:44

Oi, Meninos!! Agradeço muito a resposta de vocês!

Primeiramente:

Então, Francisco, eu vou ver se leio algo no Boris Fausto também. Eu tenho o Claudio Vicentino aqui também e cheguei a mesma conclusão que você (ufa! haha)

Agora, sobre ser A ou D, nisso o Pedro falou algo que me faz eliminar a D

Porém, eu só consigo pensar que todas estão erradas hahahahaha

Sendo bem sincera, fiquei até feliz ao perceber que não fui a única a ter dúvidas, pois talvez a questão que seja mal elaborada mesmo hehe

Muito obrigada, rapazes!
monica_geller
monica_geller
Jedi
Jedi

Mensagem por Francisco+1 Sáb 20 Jul 2019, 09:12

Pois é, embora a indústria tenha sido "estimulada" não necessariamente seja "desenvolvida" (poderia mais ser um surto como o de Mauá), mas a dúvida é cruel. Vlw Pedro!

Francisco+1
Jedi
Jedi

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo