República da Espada II

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

República da Espada II

Mensagem por Dr.Gregory House em 4/7/2017, 6:16 pm

(PUC-PR) A República foi proclamada em 15 de novembro de 1889. Contudo, sua consolidação se fez pela violência de duas revoluções. Sobre o tema, assinale a alternativa correta:

a) No plano ideológico, defendiam os federalistas a necessidade de um poder central forte e limitada autonomia aos Estados.

b) Floriano Peixoto assumiu o cargo de Presidente da República na condição de vice-presidente eleito indiretamente pelo Congresso Nacional e se posicionou favoravelmente aos federalistas.

c) Desde o início, os rebeldes federalistas lutaram ao lado da Revolta da Armada, que se desenvolvia na Baía da Guanabara.

d) Esquadras estrangeiras penetraram na Baía da Guanabara, buscando tardiamente apoiar a marinha de guerra do Brasil.

e) Embora Floriano Peixoto tenha sido alcunhado de "Consolidador da República", os choques armados continuaram na Presidência de Prudente de Morais e somente terminaram no Governo de Campos Sales.

Gabarito: A

Penso eu que o gabarito correto é a letra "B". A "A" descreve os Positivistas, não os Federalistas. A "E" está errada pois os conflitos armados e revoltas não acabaram no Governo Campos Sales, tanto que houve, no governo Hermes da Fonseca, o conflito contra "O Contestado" e também houve a revolta da Chibata.
avatar
Dr.Gregory House
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 127
Data de inscrição : 16/04/2017
Idade : 17
Localização : Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: República da Espada II

Mensagem por Liliana Rodrigues em 8/8/2017, 8:38 pm

A letra b) está errada por que Floriano Peixoto era tenente, e os tenentes seguiam o Positivismo, que era a favor de um governo centralizado, ou seja, contra o federalismo. Mas concordo que a letra a) esteja errada. 
Não sei qual está certa... mas eu arriscaria na letra c), levando em conta que "lutaram ao lado" está no sentido figurado, indicando que os federalistas e a Revolta da Armada eram contra os presidentes que eram eleitos

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1313
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 20
Localização : Ribeirão Preto - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: República da Espada II

Mensagem por Diego A em 2/9/2017, 9:11 am

A) Segundo a justificativa de alguns sites da web:

"As revoluções federalistas, ocorridas na região sul do país no início da década de 1890, tinham como convicção ideológica a concepção de um Estado forte e centralizador. Esse modelo de Estado era profundamente inspirado nas ideias de August Comte, que haviam sido assimiladas pelo intelectual e político gaúcho Júlio de Castilhos."

Contudo, os Federalistas eram justamente avessos ao governo de Júlio de Castilhos, que, por sinal, obteve apoio presidencial.

B) Não encontrei nenhuma fonte falando isso
C) Não pode ser, o que nega a alternativa é dizer "desde o início"
avatar
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 945
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 21
Localização : Cascavel - PR

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum