PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Torque e Normal

2 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Resolvido Torque e Normal

Mensagem por Rovans Ter 04 Jun 2019, 19:22

Olá,gostaria de perguntar o por que não consideramos a força normal de um bloquinho em cima da barra,por exemplo, na equacão de torque.

Ex:    @   
        --------------    , pq so boto o peso de @,mas ignoro sua normal ????

A dúvida surgiu dessa questao : 
(Mackenzie-SP) Uma esfera homogênea de raio R e peso P está apoiada como mostra a figura a seguir. A intensidade da força F horizontal, aplicada no centro da esfera, capaz de tornar movimento iminente, é? 


Torque e Normal Art_142 ,
 se ,por exemplo,  escolher um ponto "inútil"(sem  nenhuma força importante)... na fórmula de momento,eu ignoraria a força normal q está em diagonal , e Fn2 q está na vertical ????


Última edição por Rovans em Qui 06 Jun 2019, 19:50, editado 3 vez(es)
Rovans
Rovans
Jedi
Jedi

Mensagens : 230
Data de inscrição : 09/11/2017
Idade : 34
Localização : Acre

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Torque e Normal

Mensagem por Elcioschin Ter 04 Jun 2019, 19:43

A normal tem sentido oposto ao do peso.
O peso faz a barra girar em sentido anti-horário (na sua figura)
Se vc levar em conta o torque da normal, ela daria um torque com sentido horário e a barra NÃO giraria.
Acontece que a barra gira!!!
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71846
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Torque e Normal

Mensagem por Rovans Ter 04 Jun 2019, 19:53

Elcioschin escreveu:A normal tem sentido oposto ao do peso.
O peso faz a barra girar em sentido anti-horário (na sua figura)
Se vc levar em conta o torque da normal, ela daria um torque com sentido horário e a barra NÃO giraria.
Acontece que a barra gira!!!
Tinha esquecido de postar o resto dq pergunta ,perdão.Neste novo caso,ainda ignoraria as normais?
Rovans
Rovans
Jedi
Jedi

Mensagens : 230
Data de inscrição : 09/11/2017
Idade : 34
Localização : Acre

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Torque e Normal

Mensagem por Elcioschin Ter 04 Jun 2019, 20:59

Sim, ignoraria, mas por um motivo diferente:

O enunciado pergunta "A intensidade da força F horizontal, aplicada no centro da esfera, capaz de tornar movimento iminente, é?"

Na iminência do movimento da esfera para cima, ela está se afastando do solo, logo não existe mais a reação vertical do solo sobre a esfera (vai existir a reação normal da parede vertical sobre a esfera, mas está reação passa pelo ponto de giro, logo, o seu momento é nulo)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71846
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Torque e Normal

Mensagem por Rovans Ter 04 Jun 2019, 22:00

Elcioschin escreveu:A normal tem sentido oposto ao do peso.
O peso faz a barra girar em sentido anti-horário (na sua figura)
Se vc levar em conta o torque da normal, ela daria um torque com sentido horário e a barra NÃO giraria.
Acontece que a barra gira!!!
Ué,mas pq uma barra com um peso em cima gira se tem o toque da normal ??? (entendo q nunca vi uma barra ficar parada com certo peso sobre ela... Surprised ...porém se existe um torque da normal pq ele n faz seu devido trabalho de contrapor o peso?
Rovans
Rovans
Jedi
Jedi

Mensagens : 230
Data de inscrição : 09/11/2017
Idade : 34
Localização : Acre

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Torque e Normal

Mensagem por Elcioschin Qua 05 Jun 2019, 09:25

O seu problema simplificado original não tem nada a ver com a questão completa postada posteriormente.
Existem reações normais que dão momento em relação a um ponto determinado e existem reações normais que não dão momento. 

Veja o desenho abaixo com uma barra homogênea AB, com peso Pb, suportada por dois apoios C e D. Próximo à extremidade A existe um corpo de peso Pc apoiado na barra (este corpo poderia ser substituído por uma força F = Pc, puxando a barra para baixo)

Nesta situação, considere que o corpo Pc está soldado na barra; com isto podemos considerar que Pc não sofre reação normal da barra, para cima, pois o corpo faz parte dela. 

Nc e Nd são as reações normais que os apoios C e D exercem sobre a barra.

Como Pb atua no centro de gravidade da barra, devemos ter: a + m + n = p + b

Vamos escolher, por exemplo, o ponto C, para fazer a equação dos momentos (torques) das forças envolvidas.

1) A força Nc não dá momento porque ela passa pelo ponto C: M(Nc) = Nc.0 = 0

2) As forças F (ou Pc) e Nd dão momento em sentido anti-horário.

3) A força Pb dá momento em sentido horário.

F.m + Nd.(n + p) = Pb.n ---> Pode-se calcular Nd 

Se o momento for em relação  ao ponto D:

Nd não dá momento 
Nc dá momento horário
F e Pb dão momento anti-horário

Nc.(n + p) = F.(m + n + p) + Pb.p --> Pode-se calcular Nc

Torque e Normal Moment11
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71846
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Torque e Normal

Mensagem por Rovans Qua 05 Jun 2019, 13:10

Era nesta parte q estava com dúvida : 

" Nesta situação, considere que o corpo Pc está soldado na barra; com isto podemos considerar que Pc não sofre reação normal da barra, para cima, pois o corpo faz parte dela.  "  


Então devo considerar um objeto qualquer  sobre a barra somente como uma extensão (como estivesse soldado como o senhor disse...) ? 


Em relaçao ao problema da bolinha.Eq ñ sabia se caso botasse  o ponto de giro em um local  que ñ corte essa Fn "da parede vertical sobre a esfera"  ,como você propôs anteriormente ,eu deveria adicioná-la na equaçao de momento ou considerá-la somente como uma "soldagem"/extensão.(lembrando q n estou tentando solucionar esse problema,mas apenas usando-o de base para a dúvida.)
Rovans
Rovans
Jedi
Jedi

Mensagens : 230
Data de inscrição : 09/11/2017
Idade : 34
Localização : Acre

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Torque e Normal

Mensagem por Elcioschin Qua 05 Jun 2019, 18:48

Se a normal não passar pelo ponto escolhido, ela vai causar momento e não pode ser desprezada.

Por isto é muito importante a escolha do ponto, de modo a simplificar as equações.

Note que no caso do meu exemplo da barra, eu escolhi dois pontos: C e D. Com isto eu pude calcular as duas normais Nc e Nd
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71846
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Torque e Normal

Mensagem por Rovans Qua 05 Jun 2019, 22:09

Então mestre, pq eu ñ posso desprezar a normal vertical do exemplo da bolinha  , mas posso  desprezar a normal desse exemplo    
@      na fórmula de torque ? 
--------
Ou seja,Pq ñ boto Mpeso(ant horário) + Mnormal(horário) + outras forças  ...=0
Se Fr =P-N    ,com P>N a barra giraria,certo? E,portanto, essas forças ñ se anulariam, mas reduziria  o valor necessário para equilibrá-la.Então pq posso ignorar a normal nesse exemplo , mas no da Fn vertical da bolinha não?
Rovans
Rovans
Jedi
Jedi

Mensagens : 230
Data de inscrição : 09/11/2017
Idade : 34
Localização : Acre

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Torque e Normal

Mensagem por Elcioschin Qua 05 Jun 2019, 22:26

Eu já expliquei isto:

Com a bolinha apoiada na extremidade da barra, vai acontecer momento e a barra vai girar, em torno de um ponto de rotação.

Se você considera a normal da barra, ela faz um momento contrário e a barra não vai girar. Mas isto é impossível, porque sabemos que a barra vai girar.

Assim, NÃO se pode incluir a normal que a barra exerce sobre a bolinha: é como se e a bolinha fizesse parte da barra.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71846
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Torque e Normal

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos