Por que a velocidade da luz vermelha é maior?
2 participantes
Página 1 de 1
Por que a velocidade da luz vermelha é maior?
Meu livro diz o seguinte: "A velocidade de propagação de uma onda não depende de sua frequência, apenas das características físicas do meio". Mas, considerando um feixe de luz branca propagando-se no ar, por que a velocidade da luz vermelha é maior que a velocidade da luz violeta?
Daí pergunto também, se essa afirmativa é verdadeira, por que a luz propaga-se mais rapidamente que o som, por exemplo? Acho que tirei a frase do contexto, não é?
Obrigado.
Daí pergunto também, se essa afirmativa é verdadeira, por que a luz propaga-se mais rapidamente que o som, por exemplo? Acho que tirei a frase do contexto, não é?
Obrigado.
be_osc- Jedi
Re: Por que a velocidade da luz vermelha é maior?
Quanto mais denso é o meio em que uma onda se propaga maior sua velocidade.
A velocidade da luz vermelha é maior que a velocidade da luz violeta por que de acordo relação fundamental da ondulatória ---> v = λf --> se a frequência, nesse caso, é constante então quanto maior o comprimento de onda maior a velocidade. E é justamente a luz vermelha que tem maior λ
A luz propaga "mais rápido" que o som devido ela ser uma onda eletromagnética e poder propagar no vácuo
A velocidade da luz vermelha é maior que a velocidade da luz violeta por que de acordo relação fundamental da ondulatória ---> v = λf --> se a frequência, nesse caso, é constante então quanto maior o comprimento de onda maior a velocidade. E é justamente a luz vermelha que tem maior λ
A luz propaga "mais rápido" que o som devido ela ser uma onda eletromagnética e poder propagar no vácuo
VctMR- Jedi