PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diagrama de força

2 participantes

Ir para baixo

Diagrama de força  Empty Diagrama de força

Mensagem por Dylan Chan Sáb 16 Mar 2019, 18:29

Olá pessoal! Eu estou com uma dúvida em física. Se alguém puder me ajudar ficarei grato. Como fica o diagrama de força em um bloco que está na extremidade de uma mola fixa na vertical, quando essa apresenta seu comprimento máximo? Quando a mola está deformada o máximo possível, é fácil fazer o diagrama bloco, pois claramente a força elástica atua contra o peso. Mas e quando a mola está esticada o máximo possível e o bloco não é fixo a mola???


Última edição por Dylan Chan em Sáb 16 Mar 2019, 18:31, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Ortografia)
Dylan Chan
Dylan Chan
Padawan
Padawan

Mensagens : 52
Data de inscrição : 31/05/2018
Idade : 21
Localização : São Paulo- São Paulo - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Diagrama de força  Empty Re: Diagrama de força

Mensagem por Elcioschin Sáb 16 Mar 2019, 18:39

Supondo que a mola está presa ao chão, totalmente apertada e o corpo está apoiado na parte superior dela:

A mola possui energia potencial elástica acumulada
Ao ser solta amola o corpo vai adquirir, aos poucos, energia potencial gravitacional/energia cinética.
A partir de um certo instante o corpo vai abandonar a mola e começa a desacelerar com a gravidade, até parar, numa certa altura. Nesta instante o corpo vai ter apenas energia potencial gravitacional.

Basta usar o Princípio da Conservação da Energia
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71804
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Diagrama de força  Empty Re: Diagrama de força

Mensagem por Dylan Chan Sáb 16 Mar 2019, 22:41

Olá elcioschin! Minha dúvida especificamente está no caso em que o corpo não descola da mola. Isso é possível sem o corpo estar fixo a ela? Nesse caso, em que o corpo não desgruda da mola, como fazer o diagrama de forças do corpo na parte mais alta? E outra dúvida, a mola não deveria oscilar? Pois como você descreveu me pareceu que a mola parava no ponto de comprimento natural dela. A questão central que me levou a essa dúvida é: Como calcular a força minina para quando empurrar o bloco contra a mola, o bloco descolasse dela.


Última edição por Dylan Chan em Sáb 16 Mar 2019, 22:43, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Ortografia)
Dylan Chan
Dylan Chan
Padawan
Padawan

Mensagens : 52
Data de inscrição : 31/05/2018
Idade : 21
Localização : São Paulo- São Paulo - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Diagrama de força  Empty Re: Diagrama de força

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos