FUVEST-Semi-reações de oxirredução
2 participantes
PiR2 :: Química :: Físico-Química
Página 1 de 1
FUVEST-Semi-reações de oxirredução
Para investigar o efeito de diferentes poluentes na acidez da chuva ácida, foram realizados dois experimentos com os óxidos SO3 (g) e NO2 (g). No primeiro experimento, foram coletados 45 mL de SO3 em um frasco contendo água, que foi em seguida fechado e agitado, até que todo o óxido tivesse reagido. No segundo experimento, o mesmo procedimento foi realizado para o NO2. Em seguida, a solução resultante em cada um dos experimentos foi titulada com NaOH (aq) 0,1 mol/L, até sua neutralização.
As reações desses óxidos com água são representadas pelas equações químicas balanceadas:
H2O (l) + SO3 (g) ---> H2SO4 (aq)
H2O (l) + 2NO2 (g) ----> HNO2 (aq) + HNO3 (aq)
a) Determine o volume de NaOH (aq) utilizado na titulação do produto da reação entre SO3 e água. Mostre os cálculos.
b) Esse volume é menor, maior ou igual ao utilizado no experimento com NO2 (g)? Justifique.
c) Uma das reações descritas é de oxidorredução. Identifique qual é essa reação e preencha a tabela na folha de respostas, indicando os reagentes e produtos das semirreações de oxidação e de redução
A a) e a b) resolvi sem dificuldades, porém me veio uma dúvida na c): O gabarito dos cursinhos é o seguinte:
NO2(g) + H20 --> HNO3 + 1e- + H+ (semirreação de oxidação)
NO2(g) + 1e- + 1H+ --> HNO2 (semirreação de redução)
Porém, eu fiz de outro jeito e queria saber se minha resposta estaria correta ou não:
NO2 + 1e- --> NO2- (semirreação de redução)
H20 + NO2 --> NO3- + 1e- + 2H+ (semirreação de oxidação)
Fiz desse jeito pois preferi analisar os íons dissolvidos na solução aquosa... Será que está errado?
Grato desde já ))
As reações desses óxidos com água são representadas pelas equações químicas balanceadas:
H2O (l) + SO3 (g) ---> H2SO4 (aq)
H2O (l) + 2NO2 (g) ----> HNO2 (aq) + HNO3 (aq)
a) Determine o volume de NaOH (aq) utilizado na titulação do produto da reação entre SO3 e água. Mostre os cálculos.
b) Esse volume é menor, maior ou igual ao utilizado no experimento com NO2 (g)? Justifique.
c) Uma das reações descritas é de oxidorredução. Identifique qual é essa reação e preencha a tabela na folha de respostas, indicando os reagentes e produtos das semirreações de oxidação e de redução
A a) e a b) resolvi sem dificuldades, porém me veio uma dúvida na c): O gabarito dos cursinhos é o seguinte:
NO2(g) + H20 --> HNO3 + 1e- + H+ (semirreação de oxidação)
NO2(g) + 1e- + 1H+ --> HNO2 (semirreação de redução)
Porém, eu fiz de outro jeito e queria saber se minha resposta estaria correta ou não:
NO2 + 1e- --> NO2- (semirreação de redução)
H20 + NO2 --> NO3- + 1e- + 2H+ (semirreação de oxidação)
Fiz desse jeito pois preferi analisar os íons dissolvidos na solução aquosa... Será que está errado?
Grato desde já ))
paulinoStarkiller- Fera
Re: FUVEST-Semi-reações de oxirredução
Alguém pra responder essa aí???
paulinoStarkiller- Fera
Tá certo.
Matheus Tsilva- Fera
Opa Matheus, obg por tirar minha dúvida nessa aí. Só mais uma coisa: então as semirreações na oxirredução podem ser escritas de diversas formas, desde que, quando somando a semirreação de oxidação com a de redução obtenha-se a equação global desejada? Pq vivo escrevendo umas semirreações diferentes dos cursinhos e fico nessa dúvida kkk. De novo, vlw por me ajudar nessa, tava há um tempo na dúvida da validade da resposta.
paulinoStarkiller- Fera
Na verdade eu acho que você e o cursinho escreveram na verdade a mesma coisa , só que ele colocou HNO3 e você colocou H+ NO3-
Matheus Tsilva- Fera