PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FUVEST-Semi-reações de oxirredução

2 participantes

Ir para baixo

FUVEST-Semi-reações de oxirredução  Empty FUVEST-Semi-reações de oxirredução

Mensagem por paulinoStarkiller Qui 06 Dez 2018, 20:06

Para investigar o efeito de diferentes poluentes na acidez da chuva ácida, foram realizados dois experimentos com os óxidos SO3 (g) e NO2 (g). No primeiro experimento, foram coletados 45 mL de SO3 em um frasco contendo água, que foi em seguida fechado e agitado, até que todo o óxido tivesse reagido. No segundo experimento, o mesmo procedimento foi realizado para o NO2. Em seguida, a solução resultante em cada um dos experimentos foi titulada com NaOH (aq) 0,1 mol/L, até sua neutralização. 

As reações desses óxidos com água são representadas pelas equações químicas balanceadas: 

H2O (l) + SO3 (g) --->  H2SO4 (aq) 

H2O (l) + 2NO2 (g) ---->  HNO2 (aq) + HNO3 (aq) 

a) Determine o volume de NaOH (aq) utilizado na titulação do produto da reação entre SO3 e água. Mostre os cálculos.

 b) Esse volume é menor, maior ou igual ao utilizado no experimento com NO2 (g)? Justifique. 

c) Uma das reações descritas é de oxidorredução. Identifique qual é essa reação e preencha a tabela na folha de respostas, indicando os reagentes e produtos das semirreações de oxidação e de redução 

A a) e a b) resolvi sem dificuldades, porém me veio uma dúvida na c): O gabarito dos cursinhos é o seguinte:  

NO2(g) + H20 --> HNO3 + 1e- + H+ (semirreação de oxidação)

NO2(g) + 1e- + 1H+ --> HNO2 (semirreação de redução)

Porém, eu fiz de outro jeito e queria saber se minha resposta estaria correta ou não:

NO2 + 1e- --> NO2- (semirreação de redução)

H20 + NO2 --> NO3- + 1e- + 2H+ (semirreação de oxidação)

Fiz desse jeito pois preferi analisar os íons dissolvidos na solução aquosa... Será que está errado?

Grato desde já Smile))
paulinoStarkiller
paulinoStarkiller
Fera
Fera

Mensagens : 241
Data de inscrição : 05/08/2018
Idade : 23
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

FUVEST-Semi-reações de oxirredução  Empty Re: FUVEST-Semi-reações de oxirredução

Mensagem por paulinoStarkiller Sáb 22 Dez 2018, 02:43

Alguém pra responder essa aí???
paulinoStarkiller
paulinoStarkiller
Fera
Fera

Mensagens : 241
Data de inscrição : 05/08/2018
Idade : 23
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

FUVEST-Semi-reações de oxirredução  Empty Re: FUVEST-Semi-reações de oxirredução

Mensagem por Matheus Tsilva Sáb 22 Dez 2018, 18:16

Tá certo.
Matheus Tsilva
Matheus Tsilva
Fera
Fera

Mensagens : 1239
Data de inscrição : 16/07/2015
Idade : 26
Localização : Uberaba, MG

Ir para o topo Ir para baixo

FUVEST-Semi-reações de oxirredução  Empty Re: FUVEST-Semi-reações de oxirredução

Mensagem por paulinoStarkiller Sáb 22 Dez 2018, 19:45

Opa Matheus, obg por tirar minha dúvida nessa aí. Só mais uma coisa: então as semirreações na oxirredução podem ser escritas de diversas formas, desde que, quando somando a semirreação de oxidação com a de redução obtenha-se a equação global desejada? Pq vivo escrevendo umas semirreações diferentes dos cursinhos e fico nessa dúvida kkk. De novo, vlw por me ajudar nessa, tava há um tempo na dúvida da validade da resposta. Smile
paulinoStarkiller
paulinoStarkiller
Fera
Fera

Mensagens : 241
Data de inscrição : 05/08/2018
Idade : 23
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

FUVEST-Semi-reações de oxirredução  Empty Re: FUVEST-Semi-reações de oxirredução

Mensagem por Matheus Tsilva Qua 26 Dez 2018, 04:09

Na verdade eu acho que você e o cursinho escreveram na verdade a mesma coisa , só que ele colocou HNO3 e você colocou H+ NO3-
Matheus Tsilva
Matheus Tsilva
Fera
Fera

Mensagens : 1239
Data de inscrição : 16/07/2015
Idade : 26
Localização : Uberaba, MG

Ir para o topo Ir para baixo

FUVEST-Semi-reações de oxirredução  Empty Re: FUVEST-Semi-reações de oxirredução

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos