Oração Restritiva x Oração Explicativa
3 participantes
PiR2 :: Linguagens :: Língua Portuguesa
Página 1 de 1
Oração Restritiva x Oração Explicativa
Famema 2018
“O temido Exército Imperial do Japão, que em inacreditáveis 2600 anos de guerras jamais sofrera uma única derrota, tinha sido aniquilado pelos Aliados.”
A oração destacada é uma oração subordinada
a) adverbial comparativa.
b) adjetiva restritiva.
c) adjetiva explicativa.
d) adverbial temporal.
e) substantiva objetiva direta.
Resolução do Objetivo:
A oração introduzida pelo pronome relativo “que” é subordinada adjetiva explicativa, uma vez que explica a expressão anterior “Exército Imperial do Japão”.
Eu tinha descartado essa alternativa porque pensei que para ser explicação, deveria começar com "por que, visto que, dessa forma...".
Pensei que a correta fosse a alternativa b), pois a oração destacada está restringindo o fato de passar 2600 anos sem sofrer uma única derrota ao Exército Imperial do Japão.
Por que meu pensamento está errado??
Não consegui entender essa resolução...
“O temido Exército Imperial do Japão, que em inacreditáveis 2600 anos de guerras jamais sofrera uma única derrota, tinha sido aniquilado pelos Aliados.”
A oração destacada é uma oração subordinada
a) adverbial comparativa.
b) adjetiva restritiva.
c) adjetiva explicativa.
d) adverbial temporal.
e) substantiva objetiva direta.
Resolução do Objetivo:
A oração introduzida pelo pronome relativo “que” é subordinada adjetiva explicativa, uma vez que explica a expressão anterior “Exército Imperial do Japão”.
Eu tinha descartado essa alternativa porque pensei que para ser explicação, deveria começar com "por que, visto que, dessa forma...".
Pensei que a correta fosse a alternativa b), pois a oração destacada está restringindo o fato de passar 2600 anos sem sofrer uma única derrota ao Exército Imperial do Japão.
Por que meu pensamento está errado??
Não consegui entender essa resolução...
Última edição por Liliana Rodrigues em Sex 30 Nov 2018, 11:35, editado 1 vez(es)
Liliana Rodrigues- Estrela Dourada
Re: Oração Restritiva x Oração Explicativa
Sempre que houver uma oração introduzida por pronome relativo "que", e ela estiver entre vírgulas, classifica-se como explicativa, se não houver virgulas, ela será restritiva
victormanfro99- Jedi
Re: Oração Restritiva x Oração Explicativa
Liliana Rodrigues escreveu:Eu tinha descartado essa alternativa porque pensei que para ser explicação, deveria começar com "porque, visto que, dessa forma...".
Cuidado com esse raciocínio, pois essas conjunções podem ser usadas tanto para as orações coordenadas explicativas como para as subordinadas adverbiais causais.
Mas, analisando as orações vê-se que se trata de apenas uma caracterização, logo é subordinada adjetiva. Entre vírgulas é explicativa, como o próprio Victor escreveu.
Abraço!
dd0123- Estrela Dourada