crase
2 participantes
PiR2 :: Linguagens :: Língua Portuguesa
Página 1 de 1
crase
Assinale a única alternativa em que o acento indicativo de crase deve ser obrigatório. Atenção: os acentos foram omitidos propositadamente.
A) Todos eles receberam cartas escritas a mão.
B) Eles visitaram a casa dos pais no feriado.
C) Sempre retorno a casa depois de uma boa pedalada.
D) Joaquim foi a uma festa com uma fantasia a Elvis Presley.
E) Vilão e herói ficaram cara a cara para o duelo.
R: D
Porque na B nao e obrigatorio o acento se a casa esta especificada? E na D qual regra foi usada?
A) Todos eles receberam cartas escritas a mão.
B) Eles visitaram a casa dos pais no feriado.
C) Sempre retorno a casa depois de uma boa pedalada.
D) Joaquim foi a uma festa com uma fantasia a Elvis Presley.
E) Vilão e herói ficaram cara a cara para o duelo.
R: D
Porque na B nao e obrigatorio o acento se a casa esta especificada? E na D qual regra foi usada?
waydzik- Jedi
Re: crase
Olá, waydzik!
Se não me engano, recentemente, fizeram uma pergunta igualzinha a esta.
Enfim, o fato de não poder ser a letra B é o de que o verbo "visitar" possui transitividade direta. Portanto, trata-se de um verbo ausente de preposição.
Enquanto na alternativa D, a crase é obrigatória pois "à Evils Presley" se trata de uma "maneira" (moda, estilo, temática). Assim, exige-se a crase, independentemente da palavra ser um nome masculino.
Obs: A crase não pode estar presente no trecho "foi à uma festa", por exemplo, pois "uma" é um pronome indefido.
Por favor, qualquer dúvida, basta perguntar novamente ou apontar para os meu erros. Obrigado!
Se não me engano, recentemente, fizeram uma pergunta igualzinha a esta.
Enfim, o fato de não poder ser a letra B é o de que o verbo "visitar" possui transitividade direta. Portanto, trata-se de um verbo ausente de preposição.
Enquanto na alternativa D, a crase é obrigatória pois "à Evils Presley" se trata de uma "maneira" (moda, estilo, temática). Assim, exige-se a crase, independentemente da palavra ser um nome masculino.
Obs: A crase não pode estar presente no trecho "foi à uma festa", por exemplo, pois "uma" é um pronome indefido.
Por favor, qualquer dúvida, basta perguntar novamente ou apontar para os meu erros. Obrigado!
GranTorino- Mestre Jedi
PiR2 :: Linguagens :: Língua Portuguesa
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos