PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Oriente Médio

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Oriente Médio

Mensagem por GranTorino Sáb 18 Ago 2018, 01:05

Na mais recente reunião anual do G8, ocorrida em Sea Island (EUA), foram discutidas, além de questões macroeconômicas, ações para democratizar o Oriente Médio. Contudo, a inclusão de temas como direitos das mulheres, liberdade de imprensa, programas de alfabetização, eleições e fortalecimento de ONGs, praticamente determinou a ausência de cinco líderes do mundo muçulmano: Arábia Saudita, Egito, Kuwait, Marrocos e Paquistão. Afora isso, o Catar não foi convidado, sob a alegação de ter em seu território uma rede de TV que apóia o terror.

A respeito, assinale a única alternativa INCORRETA:
a) O Grupo dos Oito é formado pelos sete países mais ricos do Globo EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Canadá e Itália, além da Rússia, pela sua relevância geopolítica.
b) Os encontros da cúpula do G8 costumam atrair simpatizantes dos movimentos "antiglobalização", os quais protestam energicamente, fato que tem exigido um imenso aparato de segurança e medidas para dificultar o acesso dos militantes.
c) Ao mesmo tempo em que a cúpula do G8 declara-se favorável a reformas democráticas, a ausência do Catar sinaliza uma medida no mínimo contraditória em relação à liberdade de imprensa.
d) A proposta de democratização do Oriente Médio é no mínimo paradoxal, uma vez que há décadas os EUA apóiam ditaduras naquela região.
e) A democratização do Oriente Médio reduziria significativamente o radicalismo islâmico, revelando-se como a forma mais racional e menos onerosa para os países ocidentais combaterem o terror.

RESPOSTA: E

Olá! Gostaria, por favor, de saber o porquê de ser a letra E como resposta?
E o que invalida a letra D? Os EUA não apoiavam o Xá do Irã, o qual era pró-ocidente? Pergunto isso porque depois veio Revolução Cultural e aí sim o Irã virou uma ditadura, e do ¨pior¨ tipo: teocrática.

Além disso, por que não poderia ser a letra C? Não faz sentido convidar um país terrorista para uma discussão liberal. Não entendo isso ;-;

Grato pela ajuda!


Última edição por GranTorino em Sáb 18 Ago 2018, 21:51, editado 1 vez(es)
GranTorino
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 592
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 78
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Oriente Médio

Mensagem por dd0123 Sáb 18 Ago 2018, 21:35

Olá, procurando ajudar, ainda que não tão seguro da correta resposta, acredito nessas justificativas:
 Sabendo que o exercício procura a incorreta, você tem dúvida no motivo pelo qual a "c" está correta. Veja só, a liberdade de imprensa, ou ainda a liberdade de expressão é uma questão democrática. E o que faz dela livre é justamente a falta de fiscalização, censura ou repressão ao que se está sendo difundido. Assim sendo, é contraditório que países democráticos, ou melhor, que se dizem defensores da liberdade, impeçam a participação de um país que possui um determinado canal, seja ele terrorista ou não. Veja bem que nós somos contra o terrorismo e lutamos contra ele mas como pessoas que defendem a liberdade não podemos impedir que outra pessoa divulgue-o ou assista-o, ainda mais se tratando de outro país e outra cultura. Não convidar o Catar, inclusive, dificulta ações diplomáticas ou até uma abertura para outras visões  de mundo. Acredito que por isso, a letra c está considerada correta.


A d também não está errada, os EUA possuem alianças com vários países do Oriente Médio com ditaduras, exemplo disso é a Arábia Saudita.

E a letra e é que está incorreta, afinal há países do Oriente Médio que não possuem ditaduras e nem por isso o radicalismo islâmico acabou. Ademais, envolveriam questões culturais de imposição de uma cultura sobre outra, além das discussões entre o que é terrorismo ou não e o que impede um governo de ser democrático e a religião coexista.. Por isso, dificilmente a democratização resolverá os problemas do Oriente Médio ou até mesmo, dificilmente é a resposta para as questões do terrorismo.

Espero que tenha ficado claro.. qualquer coisa escreve aqui, o conhecimento nasce no debate!
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos