Geometria
2 participantes
Página 1 de 1
Geometria
O acesso à garagem de um edifício é guardado por um portão retangular que fica normalmente fechado. Para abrir a passagem para
os veículos que por ali circulam, o portão sobe e se inclina, conforme figuras abaixo.
Distantes 0, 5m do nível da calçada (pontos A e B), os pontos P1 e Q1 indicam as posições das extremidades de um eixo que sustenta o portão.
O portão, que tem 3m de altura, sobe e simultaneamente gira 60 graus em torno desse eixo, até ficar totalmente aberto, suspenso nas posições indicadas por P2 e Q2.
Se o portão ,quando totalmente aberto, deve deixar uma passagem livre de pelo menos 2m de altura, a menor distância entre os pontos P2 e Q2 em relação ao nível da calçada, indicadas pelos pontos A e B, deve ser:
A)2,05m
B)2,15m
C)2,25m
D)2,35m
E)2,45m
os veículos que por ali circulam, o portão sobe e se inclina, conforme figuras abaixo.
Distantes 0, 5m do nível da calçada (pontos A e B), os pontos P1 e Q1 indicam as posições das extremidades de um eixo que sustenta o portão.
O portão, que tem 3m de altura, sobe e simultaneamente gira 60 graus em torno desse eixo, até ficar totalmente aberto, suspenso nas posições indicadas por P2 e Q2.
Se o portão ,quando totalmente aberto, deve deixar uma passagem livre de pelo menos 2m de altura, a menor distância entre os pontos P2 e Q2 em relação ao nível da calçada, indicadas pelos pontos A e B, deve ser:
A)2,05m
B)2,15m
C)2,25m
D)2,35m
E)2,45m
LuizLMA- Recebeu o sabre de luz
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
Re: Geometria
Professor acho o senhor deve ter errado ao subtrair 0,5 dos 2,25, ele pede a distância do ponto P2 e Q2 em relação ao nível da calçada e não em relação a P1. Portanto a resposta deveria ser 2,25.
é verdade Luiz, você tem razão... a questão pede a distância AP2, que eu já havia calculado antes.
Ao ler achei -- por vício de leitura -- que desejava-se saber o quanto o eixo deveria deslocar-se no batente da garagem, portanto o tamanho mínimo desse rasgo; o que tornava a questão um pouco mais trabalhosa.
Obrigado pela correção.
Ao ler achei -- por vício de leitura -- que desejava-se saber o quanto o eixo deveria deslocar-se no batente da garagem, portanto o tamanho mínimo desse rasgo; o que tornava a questão um pouco mais trabalhosa.
Obrigado pela correção.
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
Eu que agradeço a sua ajuda professor, obrigado por continuar me ajudando , e muito bem diga-se por passagem.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos