Antibióticos e Bactérias
2 participantes
Página 1 de 1
Antibióticos e Bactérias
Sempre que se estuda sobre antibiótico e bactérias, se comenta sobre a seleção natural que é ocasionada pelo uso indiscriminado de antibióticos, mas eu sempre tive uma dúvida em relação a isso, a questão é: Se mutações são geradas ao acaso, por que o uso descontrolado de antibióticos poderia selecionar bactérias resistentes ?
Suponhamos que tenha uma colônia de 100 bactérias, 99 suscetível ao antibiótico, e 1 com mutação que a torna resistente. Se o fármaco for administrado de forma correta, essa bactéria não deveria sobreviver da mesma maneira com o uso irregular ? Pois a mutação foi ao acaso e ela sempre será resistente...
Como o antibiótico teria impedido esse patógeno de se multiplicar ?
Se alguém puder me auxiliar nisso ficarei grato.
Suponhamos que tenha uma colônia de 100 bactérias, 99 suscetível ao antibiótico, e 1 com mutação que a torna resistente. Se o fármaco for administrado de forma correta, essa bactéria não deveria sobreviver da mesma maneira com o uso irregular ? Pois a mutação foi ao acaso e ela sempre será resistente...
Como o antibiótico teria impedido esse patógeno de se multiplicar ?
Se alguém puder me auxiliar nisso ficarei grato.
guipenteado- Jedi
Re: Antibióticos e Bactérias
Na verdade o que acontece é o seguinte:
100 bactérias, 99 com pouca resistência ao antibiótico, 1 com mutação que a torna resistente.
Se o médico receitar o uso por 1 semana e o paciente tomar por apenas 3 dias por exemplo, as 99 com pouca resistência irão morrer, porém, a mutante irá sobreviver e ocupar o espaço que as outras 99 ocupavam.
Então o médico irá receitar um antibiótico mais forte para essa bactéria mutante.
Não sei se foi bem isso sua dúvida, qualquer coisa comenta ai!!
100 bactérias, 99 com pouca resistência ao antibiótico, 1 com mutação que a torna resistente.
Se o médico receitar o uso por 1 semana e o paciente tomar por apenas 3 dias por exemplo, as 99 com pouca resistência irão morrer, porém, a mutante irá sobreviver e ocupar o espaço que as outras 99 ocupavam.
Então o médico irá receitar um antibiótico mais forte para essa bactéria mutante.
justanightmare- Jedi
Certo, sendo dessa forma que você falou, e se o paciente tomar o antibiótico por 1 semana, seguindo a recomendação, como a bacteria resistente iria morrer ? A minha dúvida é que eu não consigo entender o argumento usado para coibir o uso irrestrito de antibióticos. Pois se mutações são aleatórias, não consigo entender como usar antibióticos por 3 dias, prescritos corretamente por 1 semana, poderia proliferar superbactérias sendo que o remédio mata apenas as com pouca resistencia, e as resistentes não seriam eliminadas de qualquer forma...justanightmare escreveu:Na verdade o que acontece é o seguinte:
guipenteado- Jedi
A bactéria não é imune ao antibiótico, ela apenas é resistente.guipenteado escreveu:Certo, sendo dessa forma que você falou, e se o paciente tomar o antibiótico por 1 semana, seguindo a recomendação, como a bacteria resistente iria morrer ? A minha dúvida é que eu não consigo entender o argumento usado para coibir o uso irrestrito de antibióticos. Pois se mutações são aleatórias, não consigo entender como usar antibióticos por 3 dias, prescritos corretamente por 1 semana, poderia proliferar superbactérias sendo que o remédio mata apenas as com pouca resistencia, e as resistentes não seriam eliminadas de qualquer forma...justanightmare escreveu:Na verdade o que acontece é o seguinte:
Nós, por exemplo, somos resistentes ao álcool, mas não somos imunes se você tomar 5 latinhas de cerveja hoje, seu fígado vai metabolizar. Agora, se você tomar 5 latinhas hoje, 5 amanhã, 5 depois, uma hora você vai ter insuficiência, cirrose, etc.
As bactérias que resistiram ao antibiótico vão passar os genes da resistência pra frente, caso a pessoa continue tomando antibiótico de forma errada, novas bactérias serão selecionadas até criar uma superbactéria.
justanightmare- Jedi
Então quer dizer que uma hora ou outra essa bacteria resistente iria “ceder” ? Sendo assim faz sentido... Obrigado !justanightmare escreveu:A bactéria não é imune ao antibiótico, ela apenas é resistente.guipenteado escreveu:Certo, sendo dessa forma que você falou, e se o paciente tomar o antibiótico por 1 semana, seguindo a recomendação, como a bacteria resistente iria morrer ? A minha dúvida é que eu não consigo entender o argumento usado para coibir o uso irrestrito de antibióticos. Pois se mutações são aleatórias, não consigo entender como usar antibióticos por 3 dias, prescritos corretamente por 1 semana, poderia proliferar superbactérias sendo que o remédio mata apenas as com pouca resistencia, e as resistentes não seriam eliminadas de qualquer forma...justanightmare escreveu:Na verdade o que acontece é o seguinte:
Nós, por exemplo, somos resistentes ao álcool, mas não somos imunes se você tomar 5 latinhas de cerveja hoje, seu fígado vai metabolizar. Agora, se você tomar 5 latinhas hoje, 5 amanhã, 5 depois, uma hora você vai ter insuficiência, cirrose, etc.
As bactérias que resistiram ao antibiótico vão passar os genes da resistência pra frente, caso a pessoa continue tomando antibiótico de forma errada, novas bactérias serão selecionadas até criar uma superbactéria.
guipenteado- Jedi
Se a resistência dela fosse a quantidade de antibiótico, (o que é a maioria esmagadora dos casos) sim.
justanightmare- Jedi
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos