PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forças intermoleculares

2 participantes

Ir para baixo

Forças intermoleculares Empty Forças intermoleculares

Mensagem por jordaniakalina Ter 03 Abr 2018, 14:59

(FMP) “Anderson Silva ainda não deu sua versão sobre ter sido flagrado no exame antidoping, conforme divulgado na noite de terça-feira. O fato é que a drostanolona, substância encontrada em seu organismo, serve para aumentar a potência muscular – e traz uma série de problemas a curto e longo prazos.” 
Disponível em: noticia/2015/02/medica-explica-substancia-em-exame-deanderson-silva-drostanolona.html>. Acesso em: 16 abr. 2015.

A pouca solubilidade dos compostos em água está relacionada às interações químicas. Sendo assim, a pouca solubilidade do esteroide propionato de drostanolona deve-se à ligação do tipo. Sua fórmula estrutural é:

Forças intermoleculares Screen12


a) de hidrogênio 
b) de dipolo-dipolo 
c) eletrovalente 
d) de Van der Waals 
e) covalente

Minha dúvida é por que a alternativa D está incorreta?

jordaniakalina
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 140
Data de inscrição : 13/10/2016
Idade : 23
Localização : Caruaru, PE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Forças intermoleculares Empty Re: Forças intermoleculares

Mensagem por Aluna59 Ter 03 Abr 2018, 15:39

Eu acredito que a D esteja errada pois o nome Van der Walls é utilizado para classificar as interações de modo genérico, incluindo a dipolo-dipolo, a dipolo-induzido e as ligações de hidrogênio. (mas essa classificação varia de apostila para apostila, então siga a de seu material)

Eu acho que a alternativa B seja mais correta pelo fato dos hidrocarbonetos serem compostos, como um todo, apolares, sendo formados basicamente por ligações entre C--H que são interações do tipo polar, pois o C é mais eletronegativo que o H. Então, o que torna a molécula apolar (insolúvel em água) é a sua grande quantidade de C e H, que apresentam entre si, tal interação dipolo-dipolo.

Veja se compreende esse raciocínio, é meio bugante  :gft:
Aluna59
Aluna59
matadora
matadora

Mensagens : 308
Data de inscrição : 07/09/2016
Idade : 26
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Forças intermoleculares Empty Re: Forças intermoleculares

Mensagem por jordaniakalina Ter 03 Abr 2018, 17:08

Aluna59 escreveu:Eu acredito que a D esteja errada pois o nome Van der Walls é utilizado para classificar as interações de modo genérico, incluindo a dipolo-dipolo, a dipolo-induzido e as ligações de hidrogênio. (mas essa classificação varia de apostila para apostila, então siga a de seu material)

Eu acho que a alternativa B seja mais correta pelo fato dos hidrocarbonetos serem compostos, como um todo, apolares, sendo formados basicamente por ligações entre C--H que são interações do tipo polar, pois o C é mais eletronegativo que o H. Então, o que torna a molécula apolar (insolúvel em água) é a sua grande quantidade de C e H, que apresentam entre si, tal interação dipolo-dipolo.

Veja se compreende esse raciocínio, é meio bugante  :gft:
 Entendo, tinha resolvido uma usando o conceito genérico de Van der Waals e estava errada, aí acabei ignorando, rsrs. Mas, provavelmente é como vc disse, muito obrigada!

jordaniakalina
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 140
Data de inscrição : 13/10/2016
Idade : 23
Localização : Caruaru, PE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Forças intermoleculares Empty Re: Forças intermoleculares

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos