SISTEMA CARDIOVASCULAR
2 participantes
Página 1 de 1
SISTEMA CARDIOVASCULAR
UEG 2013 - A velocidade do sangue através do corpo varia em função da área de secção transversa de um vaso. Considerando-se que a velocidade do sangue seja hipoteticamente constante,
a)a diferença de pressão é inexistente, sendo a pressão inicial constante até a região distal do vaso.
b)há diferença de pressão, com a pressão inicial maior que a pressão na região distal do vaso.
c)há diferença de pressão, com a pressão inicial menor que a pressão na região distal do vaso.
d)há diferença de pressão, com aumento da pressão entre as regiões inicial e distal do vaso.
OBS:Alguém poderia me explicar essa questão?
Isadora Afonso- Iniciante
Re: SISTEMA CARDIOVASCULAR
Essa questão envolve uma parte da física que fala que a vazão de um fluído é igual a variação do volume sobre o intervalo de tempo
φ= ∆ V/ ∆ t
∆ V= ∆ S.A -> φ=∆ S.A/∆t, então φ= A.v (fluxo é igual a área da secção transversal vezes a velocidade desse líquido).
Considerando v=constante, então o fluxo e a área são diretamente proporcionais (quanto maior for a área da secção transversal, maior será o fluxo e, consequentemente, com um fluxo maior, a pressão vai ser maior também).
Eu imaginei o seguinte: quando o sangue sai da aorta em direção à circulação sistêmica, ele sai em uma alta pressão, em um calibre maior que é a aorta, em direção às veias, vênulas e capilares, diminuindo a pressão nesse trajeto. Então quanto antes é o vaso, maior a pressão, dada uma velocidade constante, que é o que a letra b) diz.
Acredito fortemente que é isso, mas se alguém quiser me corrigir...
φ= ∆ V/ ∆ t
∆ V= ∆ S.A -> φ=∆ S.A/∆t, então φ= A.v (fluxo é igual a área da secção transversal vezes a velocidade desse líquido).
Considerando v=constante, então o fluxo e a área são diretamente proporcionais (quanto maior for a área da secção transversal, maior será o fluxo e, consequentemente, com um fluxo maior, a pressão vai ser maior também).
Eu imaginei o seguinte: quando o sangue sai da aorta em direção à circulação sistêmica, ele sai em uma alta pressão, em um calibre maior que é a aorta, em direção às veias, vênulas e capilares, diminuindo a pressão nesse trajeto. Então quanto antes é o vaso, maior a pressão, dada uma velocidade constante, que é o que a letra b) diz.
Acredito fortemente que é isso, mas se alguém quiser me corrigir...
Liliana Rodrigues- Estrela Dourada