Intensidade da onda sonora
2 participantes
Página 1 de 1
Intensidade da onda sonora
Dois pequenos alto-falantes são ligados (em fase) à mesma fonte de sinal. Os alto-falantes estão separados por uma distância de 3,0 m. Um observador se encontra no ponto X, com o ouvido na mesma altura dos alto-falantes e em frente de um deles, a uma distância de 4,0 m. Se os sons emitidos pelos equipamentos têm a mesma amplitude, a intensidade do som ouvido pelo observador é a menor possível quando o comprimento de onda é:
(a) 1 m;
(b) 2 m;
(c) 3 m;
(d) 4 m;
(e) 5 m;
(a) 1 m;
(b) 2 m;
(c) 3 m;
(d) 4 m;
(e) 5 m;
testador3000- Padawan
Re: Intensidade da onda sonora
Uh... certo... temos 2 meios de calcular:
A diferença das distâncias das fontes até o observador será dada por ∆S = 5-4 ⇔ ∆S = 1m. Assim, calcularemos a defasagem total (∆φ) das duas ondas no ponto X.
∆φ₀ será a defasagem entre as distâncias, ∆φ₁ será a defasagem de tempo e ∆φ₂ será a defasagem devido a reflexões com inversão de fase. Na situação em que estamos analisando, apenas teremos uma defasagem entre as distâncias. Logo:
A intensidade será menor quando a interferência entre as ondas for destrutiva, ou seja, quando a defasagem total for um múltiplo ímpar de π. Como queremos o valor mínimo:
Outro modo - Como só há defasagem entre as distâncias, temos:
Para interferências destrutivas, teremos valores ímpares de n. Logo:
Caso eu tenha errado algo, por favor, avise... Estou com tanto sono no momento que posso ter deixado algo passar...
Acho que é só isso...
Skyandee- Recebeu o sabre de luz