Reação química
2 participantes
Página 1 de 1
Reação química
O cobre metálico reage com ácido nítrico diluído, produzindo óxido de nitrogênio II, água e um composto iônico no qual o cobre tem número de oxidação igual a 2. Observe a reação não balanceada.
Cu + HNO3 → NO + H2O + Cu(NO3)2
Assinale a opção que apresenta corretamente a massa aproximada de cobre que deve reagir com o ácido nítrico produzindo 2 L de gás nas CNTP. Massas atômicas: Cu = 63,5 N = 14 O = 16 H = 1 a) 2,5 g b) 5,7 g c) 8,5 g d) 42,5 g e) 63,5 g
Assinale a opção que apresenta corretamente a massa aproximada de cobre que deve reagir com o ácido nítrico produzindo 2 L de gás nas CNTP. Massas atômicas: Cu = 63,5 N = 14 O = 16 H = 1 a) 2,5 g b) 5,7 g c) 8,5 g d) 42,5 g e) 63,5 g
FelipeRNevess- Iniciante
Re: Reação química
FelipeRNevess escreveu:O cobre metálico reage com ácido nítrico diluído, produzindo óxido de nitrogênio II, água e um composto iônico no qual o cobre tem número de oxidação igual a 2. Observe a reação não balanceada.
Fala meu camarada, tenta botar o gabarito quando for postar... Eu achei letra C) 8,5g
Fiz assim:
A reação é de oxirredução. Logo, é preciso balancear com base nos números de oxidação, fica complicado explicar o processo aqui, mas, resumidamente:
O cobre ( Cu ) Ta tendo variação de 2 no seu nox : Cuº ---> Cu 2+
O Nitrogênio (N) Ta tendo variação de 3 no seu nox: HNO3 ---NO ---- N+5 ---> N+2
Substituindo os coeficientes e ajustando o balanceamento teremos:
3 Cu + 8 HNO3 = 2 NO + 4 H2O + 3 Cu(NO3)2
Seguindo as proporções:
3 x 63,5 gramas de cobre ----- 2 x 22,4 Litros de NO
Y gramas de cobre ------------ 2 litros de NO
Y = 8,5 Gramas
Acho que é isso... Abraço!
Carlos Augusto Parente- Recebeu o sabre de luz
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos