PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Equação trigonometrica. Pq é assim???

2 participantes

Ir para baixo

Equação trigonometrica. Pq é assim??? Empty Equação trigonometrica. Pq é assim???

Mensagem por brasileiro1 Dom 11 Jun 2017, 12:21

Galera, eu observei que nas equações fundamentais, do tipo Sen x = Sen alfa, cos x = cos de alfa, eles fazem essa consideração:

Equação trigonometrica. Pq é assim??? TRIGONOMETRIA

Ou seja, se eu tenho Cos x = 1/2  => Cos x = Cos 60º , ou seja com x no primeiro quadrante com 60º ou x no quarto quadrante com - 60. Pq eles consideram que vc andou no sentido anti-horário e tbm no sentido horário?

Não seria muito mais fácil considerar apenas o sentido anti-horário?

Ou seja, pq não consideram isso aqui: 

Equação trigonometrica. Pq é assim??? TRIGNOMETRIA2

Ou seja, Cos x = 1/2   =>  X = 60º ou x = 300° << considerar apenas o sentido anti-horário não seria muito mais fácil?

O Gelson iezzi, em seu livro de trigonometria em equações trigonometricas, considera o primeiro, ou seja alfa e - alfa. Isso não seria uma complicação? Pq eles fazem isso?

Obs: fiz tudo em graus, ao invés de radiano, pra simplificar oq eu quero dizer.

brasileiro1
Jedi
Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Equação trigonometrica. Pq é assim??? Empty Re: Equação trigonometrica. Pq é assim???

Mensagem por Euclides Dom 11 Jun 2017, 15:03

É só uma questão de opção. Você pode optar por trabalhar sempre no sentido positivo (anti-horário). Essa resposta será sempre válida. Convém prestar atenção quando o exercício tiver alternativas para o caso de valores negativos.

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo