Duvida - Vetores
3 participantes
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Duvida - Vetores
Como não encontrei um forum de vetores, decidi postar no qual mais se assemelha, Algebra. Me desculpem se existir um local mais adequado.
Em um triangulo ABC qualquer, AD é a bissetriz do angulo A. Exprimir D-A em função de B-A e C-A.
Assim como na figura abaixo
Gabarito
Em um triangulo ABC qualquer, AD é a bissetriz do angulo A. Exprimir D-A em função de B-A e C-A.
Assim como na figura abaixo
Gabarito
- Spoiler:
- Não tem gabarito, livro antigo de vetores e geometria analitica.
Mas entendo que tem alguma relação com o teorema da bissetriz interna. Infelizmente tentei desenvolver substituindo BC=BD+DC no teorema, mas nao cheguei em nada conclusivo.
Se alguem puder ajudar com alguma ideia, agradeço.
BallaHalls- Recebeu o sabre de luz
Re: Duvida - Vetores
Foi a única coisa que consegui pensar, seria interessante você estipular valores e verificar se está correto, pois não tenho certeza. Observei e criei a hipótese, agora você experimenta
Desculpa, não consegui entender como você fez a soma desses vetores. :/
Quando junta as origens de 2 vetores, o vetor resultante que no caso é o vetor AD, "sai" da origem. Não tenho certeza se a resolução está correta, sugiro que você pegue diferentes triângulo com suas respectivas medidas e teste.
Mas ai seria uma subtração de vetores. Mas não sei se seria valido no triangulo, ja que a definição da subtração de vetores é em um quadrilatero.
Tentei mudar os vetores de posição e re-arranjalos, mas n achei nada que exprima \overrightarrow{AD} Na verdade mechendo com os angulos, achei que \overrightarrow{AB}=\overrightarrow{AC} mas não sei se estou certo :/
Tentei mudar os vetores de posição e re-arranjalos, mas n achei nada que exprima
Desculpa o spam, é que eu achei uma resposta. Segue abaixo:
Pela definição de subtração de vetores, tiramos que:
\overrightarrow{BC}=\overrightarrow{AC}-\overrightarrow{AB} (I)
E observa-se que
\overrightarrow{BC}=\overrightarrow{BD}+\overrightarrow{DC} (II)
Usando o teorema d bissetriz interna, nós temos
\frac{\overrightarrow{AB}}{\overrightarrow{BD}}=\frac{\overrightarrow{AC}}{\overrightarrow{DC}} (III)
Observando o triangulo ADC, tiramos
\overrightarrow{DC}=\overrightarrow{AC}-\overrightarrow{AD} (IV)
De II, tiramos:
\overrightarrow{BD}=\overrightarrow{BC}-\overrightarrow{DC}
Substituindo em I e III encontra-se
\frac{\overrightarrow{AB}}{\overrightarrow{AC}}=\frac{\overrightarrow{AC}-\overrightarrow{AB}}{\overrightarrow{DC}}-1
Substituindo IV, encontra-se:
\frac{\overrightarrow{AB}}{\overrightarrow{AC}}=\frac{\overrightarrow{AC}-\overrightarrow{AB}}{\overrightarrow{AC}-\overrightarrow{AD}}-1
Isolando\overrightarrow{AD}
\overrightarrow{AD}=\frac{\overrightarrow{AB}}{\overrightarrow{AC}}+\overrightarrow{AB}
Pela definição de subtração de vetores, tiramos que:
E observa-se que
Usando o teorema d bissetriz interna, nós temos
Observando o triangulo ADC, tiramos
De II, tiramos:
Substituindo em I e III encontra-se
Substituindo IV, encontra-se:
Isolando
Tenho minhas dúvidas sobre essa resposta. De início, o teorema da bissetriz interna é aplicado sobre os módulos dos vetores citados; e os vetores em si, além do módulo, têm direção e sentido.
Para efeitos de confirmação da resposta, tomamos o exemplo simples de um triângulo isósceles conforme desenhado. Aquela resposta deve valer também para este exemplo, no qual já sabemos que o vetor AD = (0, -4). O fato é que não vejo como obter este valor de AD a partir da solução apresentada.
Para efeitos de confirmação da resposta, tomamos o exemplo simples de um triângulo isósceles conforme desenhado. Aquela resposta deve valer também para este exemplo, no qual já sabemos que o vetor AD = (0, -4). O fato é que não vejo como obter este valor de AD a partir da solução apresentada.
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos