Arranjo
2 participantes
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Arranjo
Com os dígitos 1,2,3,4,5,6 quantos arranjos desses dígitos tomados 4 a 4 tem o digito 1 antes do 4?
Gente,eu consegui fazer desenhando cada elemento com oseu tracinhos(_ ) ,mas queria saber farra essa questão pelo cálculo direto,eu pensei em fazer todosua e retirar aqueles que não tem o 1 antes do quatros mas não sei calcular os que tem o 1 antes do 4,só o total que é A6,4 =360.
Me expliquem aí!
Gente,eu consegui fazer desenhando cada elemento com oseu tracinhos(_ ) ,mas queria saber farra essa questão pelo cálculo direto,eu pensei em fazer todosua e retirar aqueles que não tem o 1 antes do quatros mas não sei calcular os que tem o 1 antes do 4,só o total que é A6,4 =360.
Me expliquem aí!
Krla- Jedi
Re: Arranjo
Você deve saber em quantas situações o 1 vem antes do 4.
1 4 _ _
1 _ 4 _
1 _ _ 4
_ 1 4 _
_ 1 _ 4
_ _ 1 4
Portanto, existem 6 situações (que poderiam ser calculadas por combinatória, mas como você está estudando arranjo, não vem ao caso)
Agora é só calcular os espaços vazios através de um arranjo dos 4 dígitos restantes (2, 3, 5 e 6) tomados 2 a 2.
Existem 12 possibilidades para cada situação. Como são 6 situações diferentes, 6•12=72.
72 é o número procurado.
nivlek- Recebeu o sabre de luz
O que eu quero saber como eu faço para calcular situações que o 1 vem antes do 4 sem ter que fazer o desenho!Isso tem como ser feito?
Krla- Jedi
Sim. 4 lugares dos quais vamos pegar 2 para 2 números. Uma combinação C(4,2):Krla escreveu:O que eu quero saber como eu faço para calcular situações que o 1 vem antes do 4 sem ter que fazer o desenho!Isso tem como ser feito?
Posso perguntar por qual livro você está estudando?
nivlek- Recebeu o sabre de luz
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos