Produto notável - demonstração
3 participantes
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Produto notável - demonstração
Mostre que:
Bom, o livro é o Tópicos de Matemática que possui todas as resoluções dos exercícios. Mas nessa questão o autor sai do enunciado e vai direto pra isso:
Como ele fez essa passagem eu não consigo entender. E da maneira que estou tentando eu não estou conseguindo chegar no resultado.
Bom, o livro é o Tópicos de Matemática que possui todas as resoluções dos exercícios. Mas nessa questão o autor sai do enunciado e vai direto pra isso:
Como ele fez essa passagem eu não consigo entender. E da maneira que estou tentando eu não estou conseguindo chegar no resultado.
JOAOCASSIANO- Recebeu o sabre de luz
Re: Produto notável - demonstração
Bom, eu notei que o "a³+b³+c³" era comum no começo das 2 equações, então o problema estava em provar que:JOAOCASSIANO escreveu:Mostre que:
(a+b+c).(ab+ac+bc) = a²b+a²c+b²a+b²c+c²a+c²b+3abc
Bom, eu resolvi (a+b+c).(ab+ac+bc) por distributiva e deu certo... Talvez tu tenha errado algum cálculo. É isso?
Daedalus00- Recebeu o sabre de luz
Não faz sentido algum pq o objetivo é sair de (a+b+c)^3 e chegar em a³+b³+c³+(a+b+c).(ab+ac+bc)
Eu desenvolvi (a+b+c)^3 e cheguei em a^3+b^3+c^3+3(a+b)(a+c)(b+c) que é inclusive o que se costuma decorar para (a+b+c)^3.
Eu desenvolvi (a+b+c)^3 e cheguei em a^3+b^3+c^3+3(a+b)(a+c)(b+c) que é inclusive o que se costuma decorar para (a+b+c)^3.
JOAOCASSIANO
(a + b + c).(a.b + a.c + b.c) é a forma fatorada de a²b+a²c+b²a+b²c+c²a+c²b+3abc
(a + b + c).(a.b + a.c + b.c) é a forma fatorada de a²b+a²c+b²a+b²c+c²a+c²b+3abc
Elcioschin- Grande Mestre
Entendi Elcio. Não consigo entender o que ele queria com a questão então. Eu entendi que de (a+b+c)^3 deveriamos chegar em a³+b³+c³+(a+b+c).(ab+ac+bc). Vou postar a resolução do livro, pra mim o autor simplesmente andou em circulos.
JOAO
Ele tentou mostrar o passo-a-passo de como chegar na fatoração pretendida, mas errou. Eis o correto:
1) Efetuando (a + b + c)³ usando binômio de Newton: (x + y)³ = x³ + 3x²y + 3xy² + y³
Para x = a + b e y = c:
[(a + b) + c]³ = (a + b)³ + 3.(a + b)².c + 3.(a + b).c² + c³
[(a + b) + c]³ = (a³ + 3a²b + 3ab² + b³) + 3.(a²c + 2abc + b²c) + (3ac² + 3bc²) + c³
[(a + b) + c]³ = a³ + b³ + c³ + 3a²b + 3ab² + 3a²c + 3ac² + 3b²c + 3bc²+ + 6abc
Todas as marcações em vermelho foi onde ele errou
Então nem adianta prosseguir, pois a prova que ele deseja é falsa
Ele tentou mostrar o passo-a-passo de como chegar na fatoração pretendida, mas errou. Eis o correto:
1) Efetuando (a + b + c)³ usando binômio de Newton: (x + y)³ = x³ + 3x²y + 3xy² + y³
Para x = a + b e y = c:
[(a + b) + c]³ = (a + b)³ + 3.(a + b)².c + 3.(a + b).c² + c³
[(a + b) + c]³ = (a³ + 3a²b + 3ab² + b³) + 3.(a²c + 2abc + b²c) + (3ac² + 3bc²) + c³
[(a + b) + c]³ = a³ + b³ + c³ + 3a²b + 3ab² + 3a²c + 3ac² + 3b²c + 3bc²+ + 6abc
Todas as marcações em vermelho foi onde ele errou
Então nem adianta prosseguir, pois a prova que ele deseja é falsa
Elcioschin- Grande Mestre
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos