Questões Leis de Kirchoff
4 participantes
Página 1 de 1
Questões Leis de Kirchoff
Boa tarde.
Recebi esses exercícios sem muita explicação. Alguém poderia me ajudar a resolve-los?
1. Dado os valores de cada item, encontre o valor as correntes I, I1, I2, as quedas de tensão em cada um dos resistores R1, R2, R3 e R4, e a potência total do circuito.
a) V= 100V ; R1= 5ohms ; R2 = 100ohms ; R3= 15ohms, R4= 20 ohms
b) V= 200V ; R1= 3600 ohms ; R2 = 2200 ohms ; R3= 8200 ohms, R4= 1000 ohms
1. Dado os valores de cada item, encontre o valor as correntes I, I1, I2, as quedas de tensão em cada um dos resistores R1, R2, R3 e R4, e a potência total do circuito.
a) V= 100V ; R1= 5ohms ; R2 = 100ohms ; R3= 15ohms, R4= 20 ohms
b) V= 200V ; R1= 3600 ohms ; R2 = 2200 ohms ; R3= 8200 ohms, R4= 1000 ohms
Última edição por Euclides em Sáb 21 Jan 2017, 16:07, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : regras do fórum)
aliskelv- Iniciante
Re: Questões Leis de Kirchoff
1. calcule a resistência equivalente do circuito sabendo que:
R3||R4 (mesma queda de tensão em ambos)
R1,Req3,4 e R2 estão em série
2. calcule a corrente total I e as quedas de tensão U=Ri
R3||R4 (mesma queda de tensão em ambos)
R1,Req3,4 e R2 estão em série
2. calcule a corrente total I e as quedas de tensão U=Ri
Euclides- Fundador
Aliskelv, acredito que a forma que o Euclides citou acima de menos trabalho do que fazer por leis de Kirchoff. Contudo, como estou estudando essa matéria no momento, resolvi por Kirchoff. Primeiramente, é valido ressaltar que são inúmeras as maneiras que as leis de Kirchoff são apresentada. Se você for estudar essa matéria pelo youtube, vera que cada professor ensina de uma maneira. Eu faço da seguinte forma:
1° Passo: Atribuo um sentido arbitrário para a corrente. Portanto, caso eu encontre um valor negativo ao final da resolução é porque o sentido que eu escolhi não foi o correto.
2° Passo: Escolho um sentido em que eu vou percorrer as malhas, horário ou anti-horário.
3° Passo: Montar as equações:
- Quando eu "atravesso" o resistor no sentido da corrente, atribuo o valor negativo.
-Quando eu "atravesso" o resistor no sentido contrário ao da corrente, atribuo um valor positivo.
Segue abaixo minha resolução.
Os valores que eu encontrei não foram muitos bonitos, talvez eu possa ter errado conta. Caso tenha o gabarito, poste-o, por favor.
1° Passo: Atribuo um sentido arbitrário para a corrente. Portanto, caso eu encontre um valor negativo ao final da resolução é porque o sentido que eu escolhi não foi o correto.
2° Passo: Escolho um sentido em que eu vou percorrer as malhas, horário ou anti-horário.
3° Passo: Montar as equações:
- Quando eu "atravesso" o resistor no sentido da corrente, atribuo o valor negativo.
-Quando eu "atravesso" o resistor no sentido contrário ao da corrente, atribuo um valor positivo.
Segue abaixo minha resolução.
Os valores que eu encontrei não foram muitos bonitos, talvez eu possa ter errado conta. Caso tenha o gabarito, poste-o, por favor.
lucasconrado- Jedi
Bom dia, amigos. Obrigado pela ajuda.
Com a resolução do Lucas, eu pude entender perfeitamente e consegui resolver o item b. O que posso fazer quanto à potência total do circuito? Infelizmente, não tenho gabarito.
Alías, poderia me ajudar com o exercício 2? https://pir2.forumeiros.com/t125519-leis-de-kirchoff#439173
Obrigado!
Com a resolução do Lucas, eu pude entender perfeitamente e consegui resolver o item b. O que posso fazer quanto à potência total do circuito? Infelizmente, não tenho gabarito.
Alías, poderia me ajudar com o exercício 2? https://pir2.forumeiros.com/t125519-leis-de-kirchoff#439173
Obrigado!
aliskelv- Iniciante
P = Re.i²
Elcioschin- Grande Mestre
Obrigado
aliskelv- Iniciante
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos