PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Difração

2 participantes

Ir para baixo

Difração Empty Difração

Mensagem por hugo araujo Ter 27 Set 2016, 11:08

Posso dizer que a difração altera a amplitude da onda ? o livro que eu estudei esse assunto não deixou isso muito claro. Desde já agradeço.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Difração Empty Re: Difração

Mensagem por Ashitaka Qua 28 Set 2016, 19:47

Até onde sei, não altera. Porém, também nunca vi falarem disso. Respondo com base no que vi até hoje.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Difração Empty Re: Difração

Mensagem por hugo araujo Qua 28 Set 2016, 21:18

Obrigado Ashitaka. 

Não há uma relação entre intensidade e amplitude ?

Por exemplo, a intensidade das ondas sonoras entre duas pessoas conversando com um muro entre elas é menor em relação ao caso quando não há um muro ou qualquer outro obstáculo entre elas.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Difração Empty Re: Difração

Mensagem por Ashitaka Qua 28 Set 2016, 21:47

Olha, vou ser sincero, eu não conheço bem a relação entre intensidade/amplitude/energia, nunca tive em mãos um material que falasse sobre isso e faz tempo que estou postergando pesquisa sobre isso. Talvez seja um indício de que não estão tão relacionadas assim (ler adiante).

Quando se estuda ressonância e ondas eletromagnéticas, sempre tratamos a energia como estando relacionada à frequência, não à amplitude. Salvo engano, à época que ainda era desconhecida a razão do efeito fotoelétrico, algo que chamava a atenção era o fato da energia dos elétrons emitidos não estar relacionada com a intensidade luminosa, mas com a frequência. Isso leva a crer, em princípio, que toda energia está relacionada à frequência, apenas. A definição que conheço de intensidade é a relação (potência da fonte) / (área da frente de onda) (podendo variar o denominador, caso a onda seja unidimensional). Desta definição, nada se toca no assunto na amplitude. Note que foi possível relacionar intensidade, energia e frequência. Acredito que a amplitude seja apenas uma medida de sua variação; não conheço nenhuma propriedade especial dela, embora gostaria de saber mais.
Depois vou procurar uns artigos. Sugiro que faça o mesmo (em inglês é melhor)!
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Difração Empty Re: Difração

Mensagem por hugo araujo Qua 28 Set 2016, 23:31

Realmente, isso não fica claro nós livros didáticos a nível de ensino médio. 

Baseando no seu comentário, caso energia/intensidade estiver mais relacionado com frequência, a frequência da onda difratada deveria se alterar, e se não me engano, isso não ocorre.

O jeito é pesquisar... Mais uma vez obrigado.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Difração Empty Re: Difração

Mensagem por Ashitaka Qua 28 Set 2016, 23:34

Não vejo motivo para alterar a frequência, uma vez que essa depende apenas da fonte.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Difração Empty Re: Difração

Mensagem por hugo araujo Qui 29 Set 2016, 14:26

Nessa aula o professor Fábris mostra a relação entre intensidade e amplitude, porém de forma superficial, ele não aprofunda nesse assunto.  ----> I = k.A²


https://www.youtube.com/watch?v=DxbwFMU6l6A&list=PLLDrsU5fwgBYbwd5UG6aKIo27faLH74XC&index=2

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Difração Empty Re: Difração

Mensagem por Ashitaka Qui 29 Set 2016, 21:51

Essa eu não conhecia pra ondas mecânicas, mas sei que às ondas eletromagnéticas vale com A sendo o campo elétrico. Obrigado pela informação. É uma pena que não aprofunde nas origens dela.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Difração Empty Re: Difração

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos