Dicas para decorar Nomes de ácidos e Bases
2 participantes
Página 1 de 1
Dicas para decorar Nomes de ácidos e Bases
Vocês tem alguma dica para decorar nomeclatura ?
Tá meio complicado.
Tá meio complicado.
TiagoL- Iniciante
Re: Dicas para decorar Nomes de ácidos e Bases
Para mim, decorar o nome dos cátions e ânions mais comuns é mais fácil. Por exemplo, se você souber que NO3- é o nitrato você sabe que o HNO3 é o ácido nítrico, porque a relação entre o nome dos íons e do ácido é:
ATO - ICO
ITO- OSO
ETO- ÍDRICO
Pra gravar isso tem uma musiquinha bem bobinha mas que ajuda: Mosquito teimoso, te mato, te pico, te meto no vidrico. Aí é só seguir a ordem
Já para as bases é mais fácil. É hidróxido mais o nome do elemento. Tipo AlOH3 é hidróxido de alumínio.
Bom, tanto para os ácidos quanto para as bases tem alguns outros casos de nomenclatura que ai eu não tenho nenhuma dica. E para as orgânicas também não. Mas espero que eu tenha ajudado.
ATO - ICO
ITO- OSO
ETO- ÍDRICO
Pra gravar isso tem uma musiquinha bem bobinha mas que ajuda: Mosquito teimoso, te mato, te pico, te meto no vidrico. Aí é só seguir a ordem
Já para as bases é mais fácil. É hidróxido mais o nome do elemento. Tipo AlOH3 é hidróxido de alumínio.
Bom, tanto para os ácidos quanto para as bases tem alguns outros casos de nomenclatura que ai eu não tenho nenhuma dica. E para as orgânicas também não. Mas espero que eu tenha ajudado.
MylenaScience- Padawan