PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ácidos e Bases

3 participantes

Ir para baixo

Ácidos e Bases Empty Ácidos e Bases

Mensagem por Adam Zunoeta Sáb 25 Jun 2011, 06:37

(PUCCAMP)
A tabela seguinte apresenta algumas propriedades de um composto binário:

Ácidos e Bases 38912136

É possível, com essas informações, afirmar que, no composto, os átomos unem-se por:

a) ligação covalente polar
b) ligação covalente apolar
c) ligação metálica
d) ligação iônica
e) forças de van der Waals

Gabarito:
Letra "a"
Adam Zunoeta
Adam Zunoeta
Monitor
Monitor

Mensagens : 4223
Data de inscrição : 25/08/2010
Idade : 34
Localização : Cuiabá

Ir para o topo Ir para baixo

Ácidos e Bases Empty Re: Ácidos e Bases

Mensagem por Tiago Reis Sáb 25 Jun 2011, 11:46

É possível, com essas informações, afirmar que, no composto, os átomos unem-se por:

a) ligação covalente polar
b) ligação covalente apolar
c) ligação metálica
d) ligação iônica
e) forças de van der Waals

Essa molécula em questão é uma molecular polar, pelo fato de que quando adicionada em solução aquosa, por exemplo, sofra ionização, onde acontecerá o fenômeno de solvatação (representada na figura 2). O que acontece é que devido a polaridade (causada pela diferença de eletronegatividade entre os átomos) a molécula vai ter cargas parciais positiva e negativa, menor e maior eletronegatividade, respectivamente.
Sendo assim, a molécula de água, da solução aquosa, que também tem polarização parcial, vai interagir com essa outra molécula.


Ácidos e Bases Images?q=tbn:ANd9GcQUEVmEbfgF4D1u5-luGGrOhhWxq4xW3mn4swEoLxYuX3RgQILD

Veja o vídeo abaixo para ter uma idéia:

https://www.youtube.com/watch?v=WwZ-AJxorKM&NR=1


figura 02:

Ácidos e Bases Imagemef



Isso responde o fato de ela conduzir eletricidade, mas não com tanta eficiência como uma solução iônica. O composto em questão não é iônico, porque como foi descrito, ele apresenta baixo ponto de ebulição. Compostos iônicos, por terem carga bem definida, estão mais fortemente ligados, dificultando que estes sofram quebra da mesma forma que ligações covalentes polares. Essa ligação forte é decorrente por causa das características dessa ligação, onde um dos átomos cede um elétron para outro, e estes adquirem estabilidade, então estes átomos não vão querer perder essa estabilidade não é?! hehehe

Também não é uma ligação metálica. Esta são ainda mais fortes que as iônicas, por formarem um retículo cristalino, um agregado bem definido, e que dificilmente se quebra.

Não coloquei as respostas em ordem, desculpa, nem estava olhando a questão. Mas acho que você vai entender, senão, pode postar novamente.

Bom, onde eu estava. Ah, Também não será uma ligação covalente apolar, pois esta não teria cargas parciais que fariam o processo de solvatação.

E a última, ligações de "forças de van der Waals". Bom isso aí não corresponde com nenhuma realidade de ligações químicas entre átomos.
Forças de van der Waals são forças intermoleculares, ou seja, entre diferentes moléculas, não entre dois átomos de uma mesma molécula. Certo?


Então, a única opção correta, seria a letra "a"

Espero ter ajudado, se alguém quiser complementar,ou apontar algum equívoco em minha resposta, pois não sei tudo, hehehe, fique a vontade, aprenderemos juntos. Abraços

Very Happy Very Happy
Tiago Reis
Tiago Reis
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 124
Data de inscrição : 06/05/2011
Idade : 31
Localização : Açailandia, ma, Brazil

http://bioquimica.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ácidos e Bases Empty Re: Ácidos e Bases

Mensagem por Tiago Reis Sáb 25 Jun 2011, 11:53

Ah, e desculpa pela imagem, fiz no paint com mouse, heheh, ficou meio deformado.
Tiago Reis
Tiago Reis
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 124
Data de inscrição : 06/05/2011
Idade : 31
Localização : Açailandia, ma, Brazil

http://bioquimica.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ácidos e Bases Empty Re: Ácidos e Bases

Mensagem por Luís Sáb 25 Jun 2011, 11:58

Oi Adam!

Forças de van der Waals está descartado porque se refere a ligações entre moléculas (ligação intermolecular) e ele pergunta entre átomos.
Ligação iônica conduz corrente elétrica tanto em solução aquosa quanto no estado líquido. E tem pontos de ebulição altos.
Ligação metálica conduz corrente elétrica no estado líquido (em solução aquosa não sei dizer). E os pontos de ebulição costumam ser altos também.
Ligações covalentes não conduzem corrente elétrica no estado líquido. Em solução aquosa também não sei, mas pelo gabarito a covalente polar conduz e a covalente apolar não conduz. Eu acho que tem a ver com o fato de a água ser polar e dissolver esse composto que é polar também (regra da solubilidade: polar dissolve polar e apolar dissolve apolar). Se um composto apolar fosse colocado em solução aquosa ele não dissolveria e creio que por isso não seria possível ele conduzir eletricidade.

Espero ter ajudado um pouco!

Luís
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1177
Data de inscrição : 09/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ácidos e Bases Empty Re: Ácidos e Bases

Mensagem por Tiago Reis Sáb 25 Jun 2011, 12:28

Boa Luís. Na minha imagem, coloquei o HCl como uma suposição, por este ser covalente polar.

Valew galera.
Tiago Reis
Tiago Reis
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 124
Data de inscrição : 06/05/2011
Idade : 31
Localização : Açailandia, ma, Brazil

http://bioquimica.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ácidos e Bases Empty Re: Ácidos e Bases

Mensagem por Adam Zunoeta Ter 28 Jun 2011, 06:35

Muito bom Tiago18 e Luís
Very Happy
Adam Zunoeta
Adam Zunoeta
Monitor
Monitor

Mensagens : 4223
Data de inscrição : 25/08/2010
Idade : 34
Localização : Cuiabá

Ir para o topo Ir para baixo

Ácidos e Bases Empty Re: Ácidos e Bases

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos