PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quantidade de Movimento e Energia Cinética

3 participantes

Ir para baixo

Quantidade de Movimento e Energia Cinética Empty Quantidade de Movimento e Energia Cinética

Mensagem por Luanangelino Ter 05 Jul 2016, 17:35

Duas pequenas esferas de mesmas dimensões que se deslocam sobre uma guia horizontal, com atritos desprezíveis, com movimento uniforme em sentidos opostos, vão colidir direta e frontalmente. Antes da colisão, a esfera A, de massa igual a 3 Kg, move-se para a direita com uma velocidade de módulo igual a 2 m/s, enquanto que a esfera B, de massa igual a 1 Kg, move-se para a esquerda com uma velocidade igual a 10 m/s.

Se a colisão não for perfeitamente elástica, haverá um decréscimo no valor da energia cinética do sistema constituído pelas duas esferas.

No caso dessa colisão, esse decréscimo poderá ser, no máximo de:

A) 12J
B) 24J
C) 44J
D) 54J
E) 56J 

---------
Agradeço a disposição!

Luanangelino
Padawan
Padawan

Mensagens : 61
Data de inscrição : 03/02/2016
Idade : 26
Localização : Guaranésia,Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Quantidade de Movimento e Energia Cinética Empty Re: Quantidade de Movimento e Energia Cinética

Mensagem por Euclides Ter 05 Jul 2016, 23:06

Situação inicial:

- energia cinética e momento linear:



Máxima dispersão de energia para choque totalmente inelástico


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Quantidade de Movimento e Energia Cinética Empty Re: Quantidade de Movimento e Energia Cinética

Mensagem por Claudir Ter 05 Jul 2016, 23:07

O decréscimo máximo será para a colisão perfeitamente inelástica, caso em que os dois objetos andarão juntos após a colisão. Neste caso:



As esferas se moverão juntas, para a esquerda, com velocidade de módulo igual a 1 m/s.

Diferença entre as energias inicial e final:




* Obs.: o mestre Euclides foi mais rápido

____________________________________________
"Death is so terribly final, while life is full of possibilities." - Tyrion Lannister
Claudir
Claudir
Monitor
Monitor

Mensagens : 1938
Data de inscrição : 13/04/2014
Idade : 28
Localização : Gravataí - RS

https://www.instagram.com/comoqueriamosdemonstrar/

Ir para o topo Ir para baixo

Quantidade de Movimento e Energia Cinética Empty Re: Quantidade de Movimento e Energia Cinética

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos