Cadeia alimentar
3 participantes
Página 1 de 1
Cadeia alimentar
Ruminantes como a vaca e a girafa são considerados consumidores secundários, visto que os microrganismos presentes em seus estômagos são também usados como alimento.
o que está errado na afirmativa?
karen__ ariely- Iniciante
Re: Cadeia alimentar
Herbívoros são consumidores primários.
As bactérias encontradas no estômago desses animais contribuem para a digestão da celulose. Essa é uma relação mutualística.
As bactérias encontradas no estômago desses animais contribuem para a digestão da celulose. Essa é uma relação mutualística.
hugo araujo- Estrela Dourada
Eles são consumidores primários. Eles comem as plantas, que são produtoras, logo são primários mesmo. O que acontece é que uma parte da digestão - muito significativa - é realizada por bactérias anaeróbias que estão em seus intestinos, devido à dificuldade quebrar a celulose que é a reserva de energia - análoga ao amido, por exemplo - das plantas (no nosso e de outros animais também, aliás). Note que eles não "comem" os micro organismos que estão nos seus estômagos, apenas têm uma relação de simbiose com esses (sendo, portanto, sob essa ótica, um).
estraveneca- Jedi
Ah, porque eu li no site só biologia dizendo que as vacas ingerem as bactérias também . Daí fiquei na dúvida .
"Deste modo, estes animais ingerem maiores quantidades de alimentos, que permanecem muito tempo no tubo digestivo. Este método digestivo é muito eficiente para uma dieta pobre em proteínas, pois as próprias bactérias são igualmente digeridas tornando-se uma fonte de proteínas para o ruminante (uma vaca pode obter cerca de 100 g de proteínas por dia da digestão das suas bactérias endossimbióticas)."
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/digestao3.php
"Deste modo, estes animais ingerem maiores quantidades de alimentos, que permanecem muito tempo no tubo digestivo. Este método digestivo é muito eficiente para uma dieta pobre em proteínas, pois as próprias bactérias são igualmente digeridas tornando-se uma fonte de proteínas para o ruminante (uma vaca pode obter cerca de 100 g de proteínas por dia da digestão das suas bactérias endossimbióticas)."
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/digestao3.php
karen__ ariely- Iniciante
Nunca li nada a respeito nós livros didáticos que eu estudei.
Quando eu revisar esse assunto você ter mais certezas sobre isso.
Quando eu revisar esse assunto você ter mais certezas sobre isso.
hugo araujo- Estrela Dourada