Encontro dos veículos?
3 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Encontro dos veículos?
Dois veículos A e B deslocam-se em trajetórias retilíneas e paralelas uma à outra. No instante t = 0 s eles se encontram lado a lado. O gráfico adiante representa as velocidades dos dois veículos, em função do tempo, a partir desse instante e durante os 1200 s seguintes. Os dois veículos estarão novamente lado a lado, pela primeira vez, no instante:
Resposta: 800s
como seria isso pelas contas?
eu imaginei que seria achando a área, mas nao achei dessa forma, ou fiz errado
Resposta: 800s
como seria isso pelas contas?
eu imaginei que seria achando a área, mas nao achei dessa forma, ou fiz errado
dani1801- Estrela Dourada
Re: Encontro dos veículos?
Sim é calculando as áreas (para cada móvel), entre cada gráfico e o eixo t(s)
É uma simples soma de áreas de retângulos e trapézios. E não pretendo fazê-las para você!
E também não posso apontar seu erro, pois você NÃO mostrou o passo-a-passo da sua solução!
É uma simples soma de áreas de retângulos e trapézios. E não pretendo fazê-las para você!
E também não posso apontar seu erro, pois você NÃO mostrou o passo-a-passo da sua solução!
Elcioschin- Grande Mestre
elcioschin.. não as separei em retângulo e trapézio, queria fazer direto e aí nao conseguia.. mas obrigada, consegui achar!
dani1801- Estrela Dourada
Como os gráficos são lineares (tudo bem que há momentos crescentes, decrescentes e constantes, mas todos com a mesma variação e durante os mesmos intervalos de tempo), verificamos em qual momento a distância entre eles é máxima. Isso se dá em 400s, como visto no gráfico. A partir de então, a distância irá diminuir. Novamente, como são lineares (ou podemos considerar), o mesmo intervalo de tempo será necessário para que a distância se anule. Assim, 400+400 = 800s.
Em questões como essa, basta pegar o tempo em que a distância era máxima e multiplicar por 2.
Em questões como essa, basta pegar o tempo em que a distância era máxima e multiplicar por 2.