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QUANTIDADE DE MOVIMENTO(COLISÃO)

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Mensagem por Tayla Duarte Sex 06 maio 2016, 19:04

Me ajudem, por favooor!!! Preciso saber como resolve esse problema!! É caso de vida ou morte!!  :LS:  :aad:




Um veículo de passeio apresenta um defeito ao transitar numa via e o motorista decide pará-lo. Antes que ele pudesse descer do carro e sinalizar o local, uma caminhonete em movimento atinge o automóvel por trás. Quando houve a colisão, os dois veículos ficaram emaranhados (presos entre si). Marcas de pneu na estrada e estilhaços revelam a localização exata da colisão e que os veículos deslizaram 10,0 m antes de chegar ao repouso. Apesar da colisão, nenhum dos motoristas ficou ferido; entretanto, iniciaram uma discussão sobre a responsabilidade do acidente. O perito de trânsito foi chamado ao local para avaliar a situação e preencher um laudo sobre o ocorrido. Nesse instante, o motorista do veículo de passeio alega que a caminhonete estava se movendo acima da velocidade permitida na via (80 km/h), sendo, assim, responsável pelo acidente.

Além das observações já citadas, analisando os manuais dos veículos, o perito de trânsito verifica que a caminhonete possui 1 950 kg (já incluindo o motorista), que o veículo de passeio tem massa total de 975 kg (já incluindo o motorista) e estima que o coeficiente de atrito deslizante entre os pneus e a estrada é de 0,2. Assumindo a aceleração da gravidade g = 10,0 m/s2, diante das informações, é correto afirmar que a colisão foi

A) perfeitamente elástica e que a alegação do motorista do
veículo de passeio está correta.
B) perfeitamente inelástica e que a alegação do motorista do
veículo de passeio está correta.
C) perfeitamente inelástica e que a alegação do motorista do
veículo de passeio está incorreta.
D) perfeitamente elástica e que a alegação do motorista do
veículo de passeio está incorreta.
E) parcialmente inelástica e que a alegação do motorista do
veículo de passeio está incorreta.
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Mensagem por laurorio Sex 06 maio 2016, 19:58

Após a colisão os corpos ficam juntos, logo temos uma colisão inelástica.

Agora, para determinar a velocidade inicial do caminhão. Temos que:
Qant = Qdep
M.v = (m+M)v'
v = (m+M)v'/M (1)

Eci - Wfat = 0
(m+M)v'²/2 =  u.(m+M)g.d
v' = V40 m/s

Voltando em (1), vem
v0 = (1950+975)V40/1950 m/s


Última edição por laurorio em Dom 08 maio 2016, 23:12, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Acrescentar o "g")
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Mensagem por Tayla Duarte Dom 08 maio 2016, 22:36

Muito obrigada!! Porém, quando resolvi "v0" , deu 9,4m/s então transformei para km/h e deu 34,1km/h, ou seja, não ultrapassa  80km/h   Isso significa que o motorista do carro de passeio está incorreto.    Porém, o gabarito é letra B, ou seja, diz que o motorista está correto! No caso, a resposta tem de dar acima de 80km/h. Por favor, vc pode resolver esse v0? Eu posso ter errado nos cálculos!! Desde já agradeço!! Obrigada mesmo!!
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Mensagem por laurorio Dom 08 maio 2016, 23:16

É isso mesmo, v0 = 34,1 km/h. Já examinei a resolução a fim de encontrar algum erro e também refiz a questão, mesmo fazendo isso não encontrei nada que esteja incorreto. O erro não pode está no gabarito?
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Mensagem por Tayla Duarte Dom 15 maio 2016, 22:57

Olá Laurorio, queria tirar uma dúvida!
Você fez: Eci - Wfat = 0

Essa expressão veio disso aqui? 
Wfat =  ∆Em
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Mensagem por guilherme.santos Seg 14 Nov 2016, 11:28

Na verdade, não pode usar conservação da energia em colisões inelásticas. Logo, essa resolução está equivocada ao meu ver.

Se ele estiver com 80km/h, a velocidade dos dois depois da batida é:
m.V = m'.v'
1950 . 20/9 = 2925 . v'
v' ~ 2 m/s


Se analisarmos baseando-se por torricelli:

v²=vo² - 2aD


             Fat = m.a
                0,2 . 29250 = 2925 . a
                a = 2m/s²


0=v,² - 40
v, ~ 6,2 m/s

A velocidade inicial foi maior que 2m/s, logo a velocidade do carro era maior que 80km/h

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Mensagem por guidelgado Seg 28 Nov 2016, 12:01

nao entendi a sua velocidade . porque vc substituiu 80 km/h por 20/9?

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Mensagem por Elcioschin Seg 28 Nov 2016, 12:14

80 km/h = 80 000 m/3600 s = 800/36 = 200/9 m/s
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Mensagem por alansilva Qua 19 Jul 2017, 11:23

guilherme.santos escreveu:Na verdade, não pode usar conservação da energia em colisões inelásticas. Logo, essa resolução está equivocada ao meu ver.

Se ele estiver com 80km/h, a velocidade dos dois depois da batida é:
m.V = m'.v'
1950 . 20/9 = 2925 . v'
v' ~ 2 m/s


Se analisarmos baseando-se por torricelli:

v²=vo² - 2aD







             Fat = m.a
                0,2 . 29250 = 2925 . a
                a = 2m/s²


0=v,² - 40
v, ~ 6,2 m/s

A velocidade inicial foi maior que 2m/s, logo a velocidade do carro era maior que 80km/h



Nesse instante, o motorista do veículo de passeio alega que a caminhonete estava se movendo acima da velocidade permitida na via (80 km/h), sendo, assim, responsável pelo acidente.

Então a caminhonete estava acima de 80km/h

____________________________________________
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